quinta-feira, 17 de setembro de 2020

 

Facebook Aula – 17/09/20 – Turma 701 – LPT – Letramento e Produção Textual – Prof. Antonio Rocha – EEAC – A. Chateaubriand – D.Cxias – RJ.

 

1) Outros Exemplos: Marque e Classifique os Advérbios -

 

a) Foi realmente meu pai quem me custeou os estudos.

Realmente – advérbio de afirmação.

 

b) Está muito tarde para sairmos.

Muito tarde – advérbio de intensidade e advérbio de tempo.

 

c) A padaria fica perto de casa.

Perto -  advérbio de lugar.

 

d) Raramente falto à escola.

Raramente - advérbio de modo.

 

e) Não demore, meu filho !

Não – advérbio de negação.

 

f) Talvez eu volte depressa.

Talvez – advérbio de dúvida. Depressa – advérbio de modo.

 

g) Éramos bastante aplicados.

Bastante – advérbio de intensidade.

 

h) Aqui é o seu lugar.

Aqui – advérbio de lugar.

 

i) Brevemente teremos novidades.

Brevemente -  advérbio de modo.

 

j) Fui ao cinema ontem.

Ontem – advérbio de tempo.

 

2) Empregue o advérbio interrogativo correto:

 

a) ... Onde ... você estava até esta hora ?

 

b) ... Como ... você gosta de chá ? Quente ou frio ?

 

c) ... Quando ... era criança, ele costumava ir ao circo ?

 

d) ... Por que ... vocês não vieram à aula ontem ?

 

e) ... Aonde ... eles vão amanhã pela manhã ?

 

f) Afinal  ... por que ... vocês estavam tão alegres ?

 

g) Alunos, por favor, copiem a matérias nos seus cadernos com cuidado.

Nenhum comentário: