quinta-feira, 24 de setembro de 2020

 

Facebook Aula – 24,09,20 – Folha Complementar - T. 701 – LPT – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – RJ.

 

1) Gêneros Textuais: para estudarmos os textos em geral, quaisquer que sejam eles, existem uma série de aspectos que devem ser levados em conta e assim vamos ver algumas dessas características. Por exemplo, uma receita de bolo é um texto descritivo, pois faz uma descrição de vários produtos que são os ingredientes básicos, mas o modo de preparo já é um texto injuntivo, isto é, uma explicação para a concretização, a feitura do bolo.  E por que é importante aprender isso? Porque assim, vamos as estruturas que compõem os textos, tendo um melhor domínio da leitura.

 

a) Um texto, por menor que seja requer um emissor e um receptor. Eles tem uma relação com a linguagem e o conteúdo. Ou seja, a forma empregada e a substância, que chamamos conteúdo.

 

b) A variedade de texto é muito grande, por exemplo: resenha jornalística nas áreas de política, esportiva, literária etc; uma propaganda é um texto publicitário, a mensagem sobre o produto que nos oferecem. O cardápio de um restaurante, um bilhete de supermercado, uma bula de remédio etc.

 

c) Todo texto tem uma função e uma finalidade, por exemplo, esta aula postada no Facebook, tem a função de ensinar, esclarecer a matéria chamada Letramentos e Produção Textual e a finalidade é suprir a turma visto que por motivos da pandemia, não podemos todos estarmos presentes em sala de aula.

 

d) Vejamos alguns Tipos de Gêneros Textuais. Comecemos com o “Texto Narrativo”: inclui telenovelas, radionovelas, seriados, cinema, sem falar as novelas literárias propriamente ditas.

 

e) E no âmbito das novelas literárias temos: novela policial, novela de suspense, novela de terror, novela política, novela de mistério, novela romântica etc.

 

f) Textos expositivos apresentam determinadas ideias como definição, informação, descrição, comparação, conceituação. Observe que ao mergulharmos em um texto, estamos tentando ver todas as possibilidades que ele nos mostra.

 

g) Um seminário apresenta textos expositivos, por exemplo, cada orador vai abordar um tema, uma especialidade.

 

h) Quando temos palestras com visitantes de fora da Escola, isso é uma forma de texto expositivo, pois aquele ou aquela que vai  falar ou vai ler, ou vai tecer comentário sobre o que anotou em seu roteiro da palestra.

 

i) Copie no seu caderno. Faremos o visto mais adiante.

Nenhum comentário: