segunda-feira, 21 de setembro de 2020

 

Facebook Aula – 21,09,20 – T. 601 e 602 – Port,Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – Baixada  Fl – RJ.

 

1) Redações – Diálogos: Neste item vamos hoje estudar um texto literário em prosa, isto é, uma conversa entre duas vizinhas e comadres, abordando um tema da atualidade. Observe que as falas tem início com um travessão, indicando que a pessoa vai falar. Pode também iniciar com aspas, tirando o travessão.

 

DUAS AMIGAS ENCONTRAM-SE:

 

Antonio Carlos Rocha

 

- Oi comadre, bom dia, está sumida, hem ?

 

- Pois é amiga, com essa tal de Covid-19, eu tenho mais ficado em casa.

 

- E em casa você faz o que?

 

- Ora, o de sempre, faço comida, arrumo casa e o tempinho livre leio um pouco.

 

- Comadre, falando nisso, você viu o preço do arroz?

 

- Pois é menina, está uma exorbitância !

 

- Mas olha, eu tenho usado macarrão, o pessoal lá em casa gosta.

 

- E pode-se fazer de várias formas e com muitos tipos de molhos.

 

- Tem razão, já comemos arroz a vida inteira, mais cedo ou mais tarde a crise passa e tudo volta ao novo normal.

 

- Interessante... agora se fala assim, novo normal...

 

- É mesmo, esse Corona vírus mudou muita coisa.

 

- Tempos diferentes...

 

- Bem, eu tenho que ir, vou fazer almoço da turma lá de casa.

 

- Tchau comadre, recomendações lá pra todo mundo.

 

- Pra vocês também.

 

a) Observe que a redação tem um título e o nome do autor. Se não souber alguma palavra veja no dicionário, por exemplo, “exorbitância”.

 

b) Copie no seu caderno e com este tema, faça também um diálogo entre duas ou mais pessoas.

Nenhum comentário: