quinta-feira, 24 de setembro de 2020

 

Facebook Aula – 24,09.20 – Folha Suplement. - T. 601 e 602 – Port.Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – D. de Caxias – RJ.

 

1) Palavras de Origem Indígena presentes na Língua Portuguesa:

 

a) Abacaxi – Fruta brasileira, tropical, bem conhecida, também pode ser sinônimo de problema, ex. “Estou com um abacaxi para resolver na escola”.

 

b) Açaí – Fruta brasileira, pode-se fazer sucos, sorvetes, cremes etc.

 

c) Aipim – Uma raiz nacional, parente das batatas. No nordeste chama-se Macaxeira. A partir daí se faz uma ótima farinha de mesa.

 

d) Carioca – Rio da Cidade do Rio de Janeiro, hoje ele está parcialmente canalizado e deságua no Oceano, na Praia do Flamengo. Era o antigo nome de uma tribo indígena.

 

e) Buriti – Uma árvore da família das palmeiras muito comum.

 

f) Cacau – Uma fruta, semente, a partir daí se faz o chocolate que pode ser em barras ou de forma líquida.

 

g) Caipira – Pessoa humilde, da roça, que tem hábitos simples e talvez tenha sotaque, falando de forma diferente do grande público.

 

h) Caatinga – Vegetação rasteira, rala, típica da Região Nordeste no ambiente da seca.

 

i) Jacaré – Animal perigoso, vive se arrastando na beira dos rios, lagoas, ataca os seres humanos e se alimenta do que encontra na frente.

 

j) Igarapé – Pequeno rio, um riacho propriamente dito. É muito usado o termo na Literatura, nas poesias e nas músicas como um sentido bucólico, da beleza interiorana.

 

k) Catuaba – É a casca do caule de uma árvore, se faz uma bebida alcoólica forte, muitos chamam vinho de catuaba devido a cor quase roxa.

 

l) Urubu – Conhecida ave que vive e voa nas grandes cidades, onde tem lixões, alimenta-se de restos mortais e animais. É conhecido como o “Gari da Natureza”, pois limpa o terreno.

 

m) Jururu – Quando a pessoa está triste, calada, macambúzia.

 

n) Babaçu – Um tipo de palmeira que acontece muito no Centro Oeste Brasileiro, pode-se fazer óleo de babaçu e uma forma de palmito, um alimento, tempero.

Nenhum comentário: