segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Facebook Aula – 30.11.20 – Turmas 601 e 602 – Port.Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) Ortografando: A arte de escrever certo e pronunciar corretamente.

 

a) A letra “h” não representa nenhum fonema. Trata-se de um simples sinal gráfico. Vejamos algumas palavras com h:

 

b) Hediondo – algo terrível. Ex. – Vemos tristes notícias de crimes hediondos quando um marido mata a mulher ou vice e versa.

 

c) Herói – uma pessoa que merece destaque pelo que fez em vida. Ex – Sem sombra de dúvida, o herói contemporâneo foi Maradona, o jogador argentino que agradou torcidas em todo o mundo.

 

d) Hálito – o cheiro que vem da boca de uma pessoa. Ex. Para se ter um hálito puro e bem agradável é recomendável escovar bem os dentes, pelo menos três vezes por dia e evitar comidas gordurosas. O atual hábito da pandemia que consiste no uso de máscaras ajudou bastante na solução desse problema.

 

e) Honorário – é o pagamento que fazemos a um advogado quando termina a causa. Incluindo os custos do processo. Ex. – Os honorários daquele advogado são muito caros. Ele é bom, vence várias causas, mas os preços são altíssimos.

 

f) Harpa – é um instrumento de cordas que tem nas orquestras sinfônicas, geralmente usam nas músicas clássicas, mas podem também ser usadas em músicas populares. Ex, - É preciso muita habilidade e sensibilidade para tocar harpa e um completo domínio da música.

 

g) Holofote – Uma lâmpada muito forte usada nos teatros e nos prédios famosos ou monumentos públicos. Simbolicamente se diz que artistas e celebridades precisam de holofotes. Ex. – Mas os políticos em tempos de eleições também gostam muitos dos holofotes, gostam de aparecer nas mídias.

 

h) Não se esqueça de copiar tudo em seu caderno e guardá-lo com cuidado. Quando voltarmos às aulas presenciais, faremos o visto necessário. E não se esqueça de fazer o like marcando assim a sua presença on line.

 

i) Hérnia – é um problema de saúde, todos podem ser acometidos e nasce uma protuberância em determinada parte do corpo. Ex. – Por exemplo, uma hérnia de umbigo acontece depois dos 60 anos, quando uma pessoa, na juventude pegou muito peso, fez muito esforço, assim me disse um médico.

 

j) Hortelã – uma planta que faz bem a saúde. Ex. Acima nós falamos em hálito, muitos usam pastilhas de hortelã para melhorar o aroma.

 

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

 

Facebook Aula – 26,11,20 – Turma 701 – LPT – L. e Produção Textual – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque Caxias – RJ.

 

1) Textos Descritivos – se ocupam em relatar a expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos, os quais descrevem ou apresentam imagens a partir de percepções sensoriais do locutor (emissor):

 

a) Vejamos alguns exemplos de gêneros textuais descritivos: Diário – houve uma época, nos anos 1950 que muitos alunos tinham um caderno de perguntas e respostas nas escolas, era como se entrevistassem os colegas. Isso evoluiu para o diário que vai narras as aventuras ao longo do dia. É por isso que muitos hoje tem as populares agendas até para marcar o horários dos compromissos.

 

b) Que tal você começar a fazer a partir de agora um diário anotando as coisas que lhe acontecem no decorrer do dia. E se você não quer identificar pessoas, pode escrever pseudônimos, que são nomes fictícios, inventados para ocultar uma ou mais pessoas.

 

c) Relatos – podem ser relatos históricos marcando as datas comemorativas, por exemplo, hoje é o Dia Nacional e Internacional de Ação de Graças ou Ações de Graça. Bom momento para você começar uma publicação relatando as suas bênçãos.

 

d) Relatos de Viagem – se nas férias você foi em uma outra cidade, na praia ou no campo, ou uma temporada na montanha em um fazenda. É sempre bom registrar tudo isso e hoje com o recurso das fotografias, dos celulares fica bem mais fácil.

 

e) Biografia – Suponhamos que tenha alguma pessoa que você admira muito, um artista, um escritor etc, você pode e deve escrever a biografia dele, você e pode fazer as pesquisas e anotações e depois colocar em seu caderno. Recomendamos sempre guardar com cuidado o seu caderno, pois ele vai marcando a vida.

 

f) Autobiografia – suponhamos que a sua existência seja bem interessante, o seu modo de viver seja bem diferente, por exemplo, pratica algum esporte de forma semi-profissional, então você pode contar tudo isso, você pode descrever a sua história para nós, os leitores. Também pode ser tema de uma pequena redação.

 

g) Notícia – Esta forma de texto está mais para o gênero jornalístico. Por exemplo, a inauguração de uma grande caixa de água em seu bairro, ou um reservatório da Cedae, uma estação elevatório. Eis uma boa notícia que é de interesse geral e você pode a partir daí revelar a notícia.

 

h) Currículo – importantíssimo, quando você vai em uma loja ou empresa solicitar emprego, ele pedem algo escrito contando quem é você.

 

Facerbook Aula – 26,11,20 – Turmas 601 e 602 – Port.Lit. – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – RJ – Pilar.

 

1) Ortografando – Trabalhando a Ortografia: em suas múltiplas palavras.

 

a) Seringa – objeto muito usado para tomar injeção, principalmente nest época de Covid. – Ex. Hoje, é o Dia Nacional e Internacional de Ação de Graças ou, como alguns falam: Ações de Graça. Deste modo, que tenhamos proteção Divina e não precisemos usar a seringa das injeções.

 

b) Aproveite e faça uma pequena redação com 5 linhas, apresentando um texto que nos fale sobre Ações de Graça. Veja em sua vida as Ações de Graças e seja sempre grato, agradecido. Saiba que problemas todos temos, mas precisamos valorizar também as coisas boas que temos. Você pode nesta redação, enumerar tais bênçãos.

 

c) Mexerico – É a famosa fofoca, um falando mal do outro. Não é uma bela atitude, pois isso cria muita inimizade. Ex. – Mas não confunda a mexerica que é uma fruta parecida com a tangerina com o fofoca mexerico.

 

d) Faça duas frases bem criativas, uma com o sentido da fruta mexerica que você pode comprar na feira ou supermercado e a outra com o termo fofocal. Ou seja, não foque o foco na fofoca.

 

e) Empecilho – São as dificuldades que encontramos ao longo da vida. Ex – Mas que estes empecilhos passem logo, sejam rápidos e não nos prejudiquem tanto.

 

f) Copie no seu caderno toda a página, quando voltarmos às aulas presenciais iremos fazer o visto. E tudo vai valer ponto.

 

g) Disenteria – É a popular diarréia, que muitos também chamam dor de barriga. Nestes tempos de Pandemia é uma das características dos que se contaminam com o coronavírus. Ex, - Lembramos que hoje é o Dia Internacional de Ação de Graças, vamos pedir total proteção a Deus para nossas famílias, de modo que não sejamos molestados por este e outros vírus.

 

h) Se você tem habilidade no desenho ou na pintura, tente fazer uma ilustração no seu caderno falando sobre Ações der Graças. Pinte desenhe coisas que indicam a Providência Divina como água, luz, gás, uma casa, um carro etc.

 

i) Creolina – e um produto químico antigo muito usado para desinfetar canis, xiqueiros, mas tenhamos cuidado com os animais domésticos e as crianças, pois ele é tem um cheiro forte e acentuado. Ex – Na minha casa, uma vez por mês lavamos, no quintal, a casa do cachorro com água e creolina para evitar pulgas, carrapatos etc. É ótimo desinfetantes diluído em água.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

 

Facebook Aula – 23,11,20 – Turmas 601 e 602 – Port.Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) Ortografando – Prezados Alunos, todo final de ano letivo, nós fazemos uma atividade que se chama “Ortografando”, trata-se de treinar com o estudantes, as diversas formas de Ortografia, que é a forma correta de escrever as palavras. Como estamos em tempo de Covid-19, iremos fazer algo parecido para marcar a data.

 

a) Na Ortografia nós estudamos: o alfabeto, as letras, os vocábulos homógrafos e homófonos, acentuação gráfica, emprego de algumas letras, abreviaturas e letras.

 

b) Vejamos algumas letras que, às vezes, podem confundir na pronúncia, mas na grafia é diferente: treinamento com as vogais “e”, “i”:

 

c) Arrepio – é aquela sensação na pele, quando a pessoa sente frio ou tem alguma emoção. Ex. - O vento fio entrava pela janela e a aluna ficou arrepiada.

 

d) Ortografando – faça agora com a palavra arrepio uma frase diferente. Use a criatividade.

 

e) Apear – saltar do ônibus, saltar do cavalo. Ex. - No endereço certo, ele apeou do ônibus e foi até a escola que ficava perto.

 

f) Na hora de copiar no caderno, preste bastante atenção, pois a tendência é a pessoa trocar a letra “e” pela letra “i” e vice-versa.

 

g) Treinamento – Inventividade: Invente agora uma frase com a palavra apear, diferente do exemplo citado.

 

h) Não copie as linhas de forma mecânica. Vá prestando atenção à medida que escreve.

 

 

i) Acordeão – é um instrumento musical, parecido com a sanfona. As bandas de forró utilizam muito. Ex. – Aquele grupo de forrò tinham três sanfoneiros que brilharam no baile.

 

j) Faça agora uma nova frase com a palavra acordeão. Por exemplo, perto da sua casa tem apresentações musicais com acordeonistas?

 

k) Anteontem – Ex. – Desde anteontem a temperatura tem estado fria. Uma frente fria está estacionada no Estado.

 

l) Faça um novo exemplo, com a conhecida palavra anteontem, que é uma medida de tempo.

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

 

Facebook Aula – 19,11,20 – Turma 701 – LPT – Letramento e Produção de Textos – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubr. – D.Caxias – RJ.

 

1) Dia da Consciência Negra – Amanhã, 20/11, fazemos referência a esse importante fato histórico. A contribuição dos afrodescendentes para a Cultura Nacional, presente nas mais diversas formas:música, dança, artes plásticas, literatura etc. Vamos hoje, de forma virtual, falar de um poeta brasileiro que marcou época durante o chamado período Romantismo.

 

a) Castro Alves é um dos principais poetas brasileiros (1847-1871). Nasceu na cidade de Curralinho, que hoje leva o seu nome e faleceu em Salvador, capital do Estado da Bahia. Antonio Frederico de Castro Alves notabilizou-se pelo conteúdo social do seu fazer literário.

 

b) Por vezes, indignado, parece duvidar da existência de Deus, atrevido e audacioso falou na dor dos escravos e posicionou-se pela libertação dos mesmos.

 

c) “Senhor Deus dos desgraçados / Dizei-me vós, Senhor Deus ! / Se é loucura... se é verdade / Tanto horror perante os céus... / Ó mar ! por que não apagas / co´a esponja de tuas vagas / De teu manto este borrão ?... / Astros, noite ! tempestades ! / Rolai das imensidades ! / Varrei os mares, tufão !”.

 

d) A estrofe acima é um trecho, um texto que pode parecer agressivo, mas fala do absurdo da escravidão que durou em nossa Terra, mais de três séculos e marcou e ainda marca a sociedade brasileira. Esta parte está na poesia “Navio Negreiro” que trata dos horrores como eram trazidos do continente africano homens, mulheres velhos e crianças para o chamado Novo Mundo, as três Américas: Norte, Central e do Sul.

 

e) Um bom trabalho de pesquisa é você averiguar na web sobre a vida e a obra deste bardo acertadamente insatisfeito com a realidade opressora da Escravidão. Copie no seu caderno os principais dados biográficos e trechos de mais poesias de Castro Alves.

 

f) Como sempre, a orientação é, faça um levantamento das palavras que não conhece e veja no dicionário. Em seguida apresente trechos significativos dos textos poéticos. Você pode também, ao longo do trabalho, tecer alguns comentários sobre a iniqüidade da Escravidão.

 

g) O seu trabalho pode ser ilustrado com desenhos, fotos, colagens de navios negreiros, os mapas do Brasil e da África e mais o que a sua criatividade sugerir. Pode também acrescentar uma letra de música contemporânea que fale do assunto. E novamente cole a foto do cantor ou cantora.

 

h) Importante esclarecer que todos somos irmãos nacionais, brasileiros, um só povo e devemos respeitar as origens de cada um.

 

 

Facebook Aula – 19,11,20 – Turmas 601 e 602 – Port,Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – RJ – Pilar.

 

1)Interpretação de Textos. Uma das Fábulas de Esopo mais conhecidas: “A raposa e as uvas”:

 

“Uma raposa faminta, ao ver alguns cachos de uvas pendentes de uma certa parreira, tentou apoderar-se deles, porém não o conseguiu. Afastando-se, então, dizia para si mesma: “Estão verdes”.

 

“Assim também certos indivíduos, não sendo capazes, por sua própria fraqueza, de resolver os seus problemas, acusam as circunstâncias”.

 

a) Estamos presenciando, tanto no Brasil, quanto nos EUA, o momento das eleições e, tanto lá quanto cá, os perdedores estão questionando a lisura do pleito.

 

b) Para fazer uma boa interpretação do texto, você deve, inicialmente, procurar as palavras desconhecidas e escrever em seu caderno. Para fixar bem. Escreva cinco frases com as palavras que você procurou no dicionário, com os respectivos significados aprendidos. Em seguida leia e releia novamente o texto acima.

 

c) O fato de ter perdido a eleição é correto afirmar que houve fraude sem ter provas? Claro que não, pode até fazer parte do jogo políticos, mas isto não é certo. Se a pessoa tem provas, tudo bem, pode denunciar na imprensa, mas se é uma suposição, não pode falar inverdades.

 

d) Você pode também fazer um desenho no seu caderno, pintando uma parreira carregada de cachos de uvas e uma raposa tentando alcança-las.

 

e) Copie no seu caderno tudo, e não se esqueça de marcar o like comprovando a sua presença. Quando voltarmos às aulas presenciais iremos fazer a devida correção e o visto, que vale nota.

 

f) Uma boa pesquisa adicional e ver o habitat das raposas. Onde elas vivem, de que se alimentam. E também a área rural onde mais se produz as uvas.  Estude também as muitas variedades de uva: verde, roxa, com caroço, sem caroço e as muitas variedades de vinho. Que fazem parte da indústria, da economia brasileira.

 

g) Aproveite e responda, qual é o substantivo coletivo de raposa? Faça uma pequena redação abordando o comportamento das raposas, geralmente tido como traiçoeiras. Há até um ditado popular que costuma dizer: “Fulano é uma raposa política”. Isto é, olho vivo naquele parlamentar pois ele pode fazer algo ilícito para se dar bem.

 

h) Como você prestou atenção, um pequeno texto tem vários sentidos, vários significados, várias leituras ou interpretações.

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

 

Facebook Aula – 16.11.20 – Turmas 601 e 602 – Port.Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) Interpretando o Texto – Fábulas de Esopo – Apresentamos hoje mais uma fábula, pois a interpretação, a compreensão é algo básico em nossas vidas. Para vivermos bem precisamos compreender o que lemos. Identificar a mensagem que estão nos comunicando.

 

“A Águia de Asas Podadas e a Raposa:

 

“Certo dia uma águia foi capturada por um homem. Este aparou-lhe as penas das asas e soltou-a no galinheiro, para que ela vivesse com a galinhas. Desde então a águia andava de cabeça baixa e, de tristeza, nada comia, qual um rei aprisionado. Entretanto um outro homem, tendo-a comprado, arrancou-lhe o restolho das penas podadas e, friccionando-lhe os cotos das asas com mirra, fez crescerem novas plumas.

 

“Então a águia, alçando vôo, arrebatou com as suas garras uma lebre, trazendo-lha de presente. Uma raposa vendo aquilo, disse-lhe: Não é a este que deves presentear, mas ao teu primeiro dono, visto que o segundo é bom por natureza; portanto trata de apaziguar de preferência o primeiro, não vá ele agarrar-te novamente e privar-te das asas.

 

“Eis que é necessário recompensar os benfeitores, e prudentemente conservar afastados os perversos”.

 

a) Esta fábula nos fala da bondade, que vimos nas aulas anteriores, sobre a questão da ética. A águia, sabiamente, presenteou como agradecimento o segundo homem. A raposa fez o papel do “amigo da onça”, aquele que finge ser amigo, pois o primeiro homem podia aprisiona-la novamente e joga-la de novo no galinheiro.

 

b) Faça uma redação com 10 linhas, no mínimo, falando sobre a sua opinião, e você, o que acha? Seguiria os passos da águia ou da raposa? O segundo homem era um benfeitor, fazia caridade, colocou até mirra, um tipo de remédio ou perfume semelhante ao que os Reis Magos colocaram de presente na mangedoura onde Cristo nasceu. O segundo dono teve bom coração e merecia ser recompensado com gratidão.

 

c) Existe um ditado popular dizendo que as águias enxergam muito longe porque elas voam alto e avistam com facilidade tanto os perigos como os alimentos. Por outro lado, ao capturar a lebre, ela pegou o alimento tradicional das raposas, deixando-a sem comida.

 

d) Outra dica sobre a vida das águias é que na presença de uma ventania, elas sobem, voam para o algo, acima das nuvens e do vendaval. Por isso se diz, popularmente, que ao enfrentarmos os problemas devemos ser como as águias, não se desesperar, mas simplesmente subir bem alto, voar para o firmamento sem fim, deixando para trás, para o passado a dificuldade.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

 

Facebook Aula – 12.11.20 - T.601e 602 – Port,Lit. – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ – Baix.Flum.

 

1) EEAC – Estudando Ética Anotando e Copiando – Vamos verificar mais algumas palavras que são importantes conceitos no campo da Cidadania, para vivermos bem em uma metrópole, uma grande cidade atual.

 

a) Escolaridade – Desde a mais tenra idade precisamos freqüentar uma escola. Não deixe que os problemas de sua vida ou as questões familiares impeçam que você vá a uma escola ou colégio completar os anos que faltam. Não pare de estudar. Problemas todos tem, mas o que importa é perseverar.

 

b) Coragem – Quando o aluno tem coragem para fazer bagunça ele deve também ter coragem para assumir o que fez. Só assim a vida escolar vai fluir melhor. E isto vai desenvolver no jovem e no adulto uma personalidade de bom caráter.

 

c) Eleições – No próximo domingo dia 15/11/20 temos o primeiro turno para elegermos prefeitos e vereadores; e depois, dia 29/11/20, só para prefeitos escolhendo um entre os dois mais votados. Recomenda-se, desde cedo prestarmos atenção à Política, não estamos falando de partidos, mas de Política que é a arte de governar bem uma cidade. Infelizmente existem maus políticos que se aproveitam dos cargos públicos para se locupletarem, mas tendo esclarecimentos, saberemos escolher os melhores para ajudar a população como um todo.

 

d) Sugerimos uma redação. Em primeiro lugar veja as palavras acima que você não entendeu, procure no dicionário e a partir daí, escreva 1º linhas de cada item, pode e deve falar a sua opinião, mas com bons modos e palavras sérias, nada de gírias ou palavrões que empobrecem o texto redacional.

 

e) Copie toda a matéria em seu caderno. E quando voltarmos às aulas presenciais faremos o visto. Não esqueça de fazer o like, marcando assim a sua presença.

 

f) Flexibilidade – É uma atitude básica para a Democracia, consiste em aceitarmos o direito do outro ser diferente. O regime político que se chama Democracia tem como fundamento o respeito a todas as formas de pensamento, desde que, pacíficos. Tudo vai se resolver através da Justiça.

 

g) Evite toda forma de intolerância, de raiva, de ódio, pois isso, inicialmente faz mal a você mesmo. A seguir converse educadamente com as partes envolvidas para resolver a questão.

 

h) Todos os itens acima são aprendizados, treinamentos. Como já dissemos, ninguém nasceu sabendo tudo.

 

Facebook Aula – 05 e 12,11,20 – T. 701 – LPT – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ – Baix. Flum.

 

1) Outros Gêneros Textuais: os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. A estrutura da narração é dividida em apresentação, desenvolvimento,clímax e desfecho. Vejamos alguns exemplos de gêneros textuais Narrativos:

 

a) Romance – tipo clássico de um livro muito procurado e lido pelo grande público. O romance pode ser de forma variada: romance policial, um dos gêneros mais cultuados no planeta; romance histórico, abordando uma fase da História de um país; romance político, aborda um determinado período de um povo; romance de amor, geralmente conhecido como um texto romântico. Em geral, os romances depois são adaptados para o cinema, para a TV ou para o teatro.

 

b) Novela – é um pequeno livro, em número de páginas, pode ser menor que um romance: na antiguidade existiam as novelas de cavalaria, no tempo dos templários, idade média etc. Com o progresso veio as radionovelas, telenovelas, fotonovelas e hoje temos as novelas na web. A novela gerou a minissérie que é cultivada pelas grandes redes de TVs em todo o mundo.

 

c) Crônica – é um texto curto, geralmente uma folha, uma lauda jornalística, as chamadas colunas. E assim temos: crônica esportiva, falando das diversas modalidades no esporte; crônica policial, destacando a criminalidade nos grandes ajuntamentos populacionais; crônica literária, neste caso o jornal ou a revista convida um escritor ou escritora para ir tecendo comentários diários ou semanais do cotidiano.

 

d) Contos de fadas – um gênero textual que se perde na noite dos tempos, diversas civilizações cultivam e cultuam esse tipo de composição em prosa, eventualmente pode ser em versos. Faz parte do imaginário popular, vem da tradição da Literatura Oral, usando muita mitologia.

 

e) Fábulas – também neste caso lançam mão de muitas mitologias, oriundas da Literatura Oral. As fábulas são textos pequenos e terminam com uma “moral da História”, ou uma lição sobre Ética, isto é, a melhor forma de se comportar para o bem de todos.

 

f) Lendas – da mesma forma que acima, lembra o imaginário dos povos, por exemplo, no caso brasileiro temos lendas indígenas, lendas de origem africanas, lendas populares da Europa que chegaram com os imigrantes e falam de heróis; naturalmente temos lendas japonesas com os imigrantes que aqui chegaram.

 

g) Por favor copie em seu caderno, guarde tudo para quando voltarmos às aulas presenciais.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

 

Facebook Aula – 05 e 09,11,20 – T. 601 e 602 – Port,Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) EEAC – Ética Escolar: Aprendendo e Copiando = Iniciando o mês de novembro, próximo de fecharmos este ano letivo que foi atípico, precisamos refletir bastante sobre o tema da Ética em nossas Escolas e também no cotidiano, em casa, nas ruas, por onde andarmos.

 

a) Respeito – É o primeiro item para vivermos bem, respeito em todas os lugares, principalmente nas escolas onde passamos grande parte do nosso dia. Respeito aos mais velhos, aos professores, diretores, funcionários e demais alunos.

 

b) Aproveite o assunto e faça uma redação sobre essa importante questão. No mínimo dez linhas. Você pode fazer na forma de um diálogo, de uma conversa, ou pode fazer um desenho esclarecedor.

 

c) Amizade – É algo básico em nosso dia a dia. Tendo amizades sinceras nós vivemos melhor. Um vai ajudar o outro, não teremos tantas brigas como acontecem entre alunos, e muitas vezes, por motivos fúteis. Respeito e Amizade estão juntos, caminham lado a lado.

 

d) Inspirado no item anterior faça mais dez linhas de redação sobre Amizade. Conte como você trata o seu amigo, o seu vizinho, o seu parente. Tanto respeito quanto amizade são aprendizados, ninguém nasceu sabendo, são plantinhas que vamos cuidando ao longo da vida.

 

e) Generosidade – É outro fator fundamental para termos uma vida plena de paz, Um sinônimo para generosidade é bondade, o ato de sermos bons para com todos. Ajudando os idosos quando precisam e ajudando as demais pessoas de qualquer idade, dentro de nossas possibilidades.

 

f) Mais uma vez, faça outra redação com 10 linhas ou acrescente na anterior sobre o tema da Generosidade: ajudar a quem precisa sem exigir, sem pedir nada em troca, ajudar pelo simples fato que os seres humanos uns podem e devem ajudar aos outros.

 

g) Honestidade – Observe que os itens destacados são entrelaçados, como se fosse uma corrente, um está ligado aos outros, através de elos que podemos chamar de cidadania. Ou seja, o exercício pleno em uma sociedade para termos Cidadania e todos viverem bem na coletividade.

 

h) Por fim, faça mais 10 linhas de redação traçando comentários sobre o que é viver em Cidadania, Se desejar pode desenhar ou pintar um quadro, moldura que lembre o que falamos.

 

i) Copie tudo no seu caderno e deixe reservado para quando voltarmos às aulas presenciais. Não esqueça de marcar o like através da sua presença.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Facebook Aula – 05,11,20 – Turma 701 – LPT – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ – Baix. Flum.

 

1) Outros Gêneros Textuais: os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. A estrutura da narração é dividida em apresentação, desenvolvimento,clímax e desfecho. Vejamos alguns exemplos de gêneros textuais Narrativos:

 

a) Romance – tipo clássico de um livro muito procurado e lido pelo grande público. O romance pode ser de forma variada: romance policial, um dos gêneros mais cultuados no planeta; romance histórico, abordando uma fase da História de um país; romance político, aborda um determinado período de um povo; romance de amor, geralmente conhecido como um texto romântico. Em geral, os romances depois são adaptados para o cinema, para a TV ou para o teatro.

 

b) Novela – é um pequeno livro, em número de páginas, pode ser menor que um romance: na antiguidade existiam as novelas de cavalaria, no tempo dos templários, idade média etc. Com o progresso veio as radionovelas, telenovelas, fotonovelas e hoje temos as novelas na web. A novela gerou a minissérie que é cultivada pelas grandes redes de TVs em todo o mundo.

 

c) Crônica – é um texto curto, geralmente uma folha, uma lauda jornalística, as chamadas colunas. E assim temos: crônica esportiva, falando das diversas modalidades no esporte; crônica policial, destacando a criminalidade nos grandes ajuntamentos populacionais; crônica literária, neste caso o jornal ou a revista convida um escritor ou escritora para ir tecendo comentários diários ou semanais do cotidiano.

 

d) Contos de fadas – um gênero textual que se perde na noite dos tempos, diversas civilizações cultivam e cultuam esse tipo de composição em prosa, eventualmente pode ser em versos. Faz parte do imaginário popular, vem da tradição da Literatura Oral, usando muita mitologia.

 

e) Fábulas – também neste caso lançam mão de muitas mitologias, oriundas da Literatura Oral. As fábulas são textos pequenos e terminam com uma “moral da História”, ou uma lição sobre Ética, isto é, a melhor forma de se comportar para o bem de todos.

 

f) Lendas – da mesma forma que acima, lembra o imaginário dos povos, por exemplo, no caso brasileiro temos lendas indígenas, lendas de origem africanas, lendas populares da Europa que chegaram com os imigrantes e falam de heróis; naturalmente temos lendas japonesas com os imigrantes que aqui chegaram.

 

g) Por favor copie em seu caderno, guarde tudo para quando voltarmos às aulas presenciais.

 

 

Facebook Aula – 05,11,20 – Turmas 601 e 602 – Port,Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) EEAC – Ética Escolar: Aprendendo e Copiando = Iniciando o mês de novembro, próximo de fecharmos este ano letivo que foi atípico, precisamos refletir bastante sobre o tema da Ética em nossas Escolas e também no cotidiano, em casa, nas ruas, por onde andarmos.

 

a) Respeito – É o primeiro item para vivermos bem, respeito em todas os lugares, principalmente nas escolas onde passamos grande parte do nosso dia. Respeito aos mais velhos, aos professores, diretores, funcionários e demais alunos.

 

b) Aproveite o assunto e faça uma redação sobre essa importante questão. No mínimo dez linhas. Você pode fazer na forma de um diálogo, de uma conversa, ou pode fazer um desenho esclarecedor.

 

c) Amizade – É algo básico em nosso dia a dia. Tendo amizades sinceras nós vivemos melhor. Um vai ajudar o outro, não teremos tantas brigas como acontecem entre alunos, e muitas vezes, por motivos fúteis. Respeito e Amizade estão juntos, caminham lado a lado.

 

d) Inspirado no item anterior faça mais dez linhas de redação sobre Amizade. Conte como você trata o seu amigo, o seu vizinho, o seu parente. Tanto respeito quanto amizade são aprendizados, ninguém nasceu sabendo, são plantinhas que vamos cuidando ao longo da vida.

 

e) Generosidade – É outro fator fundamental para termos uma vida plena de paz, Um sinônimo para generosidade é bondade, o ato de sermos bons para com todos. Ajudando os idosos quando precisam e ajudando as demais pessoas de qualquer idade, dentro de nossas possibilidades.

 

f) Mais uma vez, faça outra redação com 10 linhas ou acrescente na anterior sobre o tema da Generosidade: ajudar a quem precisa sem exigir, sem pedir nada em troca, ajudar pelo simples fato que os seres humanos uns podem e devem ajudar aos outros.

 

g) Honestidade – Observe que os itens destacados são entrelaçados, como se fosse uma corrente, um está ligado aos outros, através de elos que podemos chamar de cidadania. Ou seja, o exercício pleno em uma sociedade para termos Cidadania e todos viverem bem na coletividade.

 

h) Por fim, faça mais 10 linhas de redação traçando comentários sobre o que é viver em Cidadania, Se desejar pode desenhar ou pintar um quadro, moldura que lembre o que falamos.

 

i) Copie tudo no seu caderno e deixe reservado para quando voltarmos às aulas presenciais. Não esqueça de marcar o like através da sua presença.