quinta-feira, 12 de novembro de 2020

 

Facebook Aula – 05 e 12,11,20 – T. 701 – LPT – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ – Baix. Flum.

 

1) Outros Gêneros Textuais: os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. A estrutura da narração é dividida em apresentação, desenvolvimento,clímax e desfecho. Vejamos alguns exemplos de gêneros textuais Narrativos:

 

a) Romance – tipo clássico de um livro muito procurado e lido pelo grande público. O romance pode ser de forma variada: romance policial, um dos gêneros mais cultuados no planeta; romance histórico, abordando uma fase da História de um país; romance político, aborda um determinado período de um povo; romance de amor, geralmente conhecido como um texto romântico. Em geral, os romances depois são adaptados para o cinema, para a TV ou para o teatro.

 

b) Novela – é um pequeno livro, em número de páginas, pode ser menor que um romance: na antiguidade existiam as novelas de cavalaria, no tempo dos templários, idade média etc. Com o progresso veio as radionovelas, telenovelas, fotonovelas e hoje temos as novelas na web. A novela gerou a minissérie que é cultivada pelas grandes redes de TVs em todo o mundo.

 

c) Crônica – é um texto curto, geralmente uma folha, uma lauda jornalística, as chamadas colunas. E assim temos: crônica esportiva, falando das diversas modalidades no esporte; crônica policial, destacando a criminalidade nos grandes ajuntamentos populacionais; crônica literária, neste caso o jornal ou a revista convida um escritor ou escritora para ir tecendo comentários diários ou semanais do cotidiano.

 

d) Contos de fadas – um gênero textual que se perde na noite dos tempos, diversas civilizações cultivam e cultuam esse tipo de composição em prosa, eventualmente pode ser em versos. Faz parte do imaginário popular, vem da tradição da Literatura Oral, usando muita mitologia.

 

e) Fábulas – também neste caso lançam mão de muitas mitologias, oriundas da Literatura Oral. As fábulas são textos pequenos e terminam com uma “moral da História”, ou uma lição sobre Ética, isto é, a melhor forma de se comportar para o bem de todos.

 

f) Lendas – da mesma forma que acima, lembra o imaginário dos povos, por exemplo, no caso brasileiro temos lendas indígenas, lendas de origem africanas, lendas populares da Europa que chegaram com os imigrantes e falam de heróis; naturalmente temos lendas japonesas com os imigrantes que aqui chegaram.

 

g) Por favor copie em seu caderno, guarde tudo para quando voltarmos às aulas presenciais.

Nenhum comentário: