segunda-feira, 16 de novembro de 2020

 

Facebook Aula – 16.11.20 – Turmas 601 e 602 – Port.Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) Interpretando o Texto – Fábulas de Esopo – Apresentamos hoje mais uma fábula, pois a interpretação, a compreensão é algo básico em nossas vidas. Para vivermos bem precisamos compreender o que lemos. Identificar a mensagem que estão nos comunicando.

 

“A Águia de Asas Podadas e a Raposa:

 

“Certo dia uma águia foi capturada por um homem. Este aparou-lhe as penas das asas e soltou-a no galinheiro, para que ela vivesse com a galinhas. Desde então a águia andava de cabeça baixa e, de tristeza, nada comia, qual um rei aprisionado. Entretanto um outro homem, tendo-a comprado, arrancou-lhe o restolho das penas podadas e, friccionando-lhe os cotos das asas com mirra, fez crescerem novas plumas.

 

“Então a águia, alçando vôo, arrebatou com as suas garras uma lebre, trazendo-lha de presente. Uma raposa vendo aquilo, disse-lhe: Não é a este que deves presentear, mas ao teu primeiro dono, visto que o segundo é bom por natureza; portanto trata de apaziguar de preferência o primeiro, não vá ele agarrar-te novamente e privar-te das asas.

 

“Eis que é necessário recompensar os benfeitores, e prudentemente conservar afastados os perversos”.

 

a) Esta fábula nos fala da bondade, que vimos nas aulas anteriores, sobre a questão da ética. A águia, sabiamente, presenteou como agradecimento o segundo homem. A raposa fez o papel do “amigo da onça”, aquele que finge ser amigo, pois o primeiro homem podia aprisiona-la novamente e joga-la de novo no galinheiro.

 

b) Faça uma redação com 10 linhas, no mínimo, falando sobre a sua opinião, e você, o que acha? Seguiria os passos da águia ou da raposa? O segundo homem era um benfeitor, fazia caridade, colocou até mirra, um tipo de remédio ou perfume semelhante ao que os Reis Magos colocaram de presente na mangedoura onde Cristo nasceu. O segundo dono teve bom coração e merecia ser recompensado com gratidão.

 

c) Existe um ditado popular dizendo que as águias enxergam muito longe porque elas voam alto e avistam com facilidade tanto os perigos como os alimentos. Por outro lado, ao capturar a lebre, ela pegou o alimento tradicional das raposas, deixando-a sem comida.

 

d) Outra dica sobre a vida das águias é que na presença de uma ventania, elas sobem, voam para o algo, acima das nuvens e do vendaval. Por isso se diz, popularmente, que ao enfrentarmos os problemas devemos ser como as águias, não se desesperar, mas simplesmente subir bem alto, voar para o firmamento sem fim, deixando para trás, para o passado a dificuldade.

Nenhum comentário: