quinta-feira, 19 de novembro de 2020

 

Facebook Aula – 19,11,20 – Turma 701 – LPT – Letramento e Produção de Textos – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubr. – D.Caxias – RJ.

 

1) Dia da Consciência Negra – Amanhã, 20/11, fazemos referência a esse importante fato histórico. A contribuição dos afrodescendentes para a Cultura Nacional, presente nas mais diversas formas:música, dança, artes plásticas, literatura etc. Vamos hoje, de forma virtual, falar de um poeta brasileiro que marcou época durante o chamado período Romantismo.

 

a) Castro Alves é um dos principais poetas brasileiros (1847-1871). Nasceu na cidade de Curralinho, que hoje leva o seu nome e faleceu em Salvador, capital do Estado da Bahia. Antonio Frederico de Castro Alves notabilizou-se pelo conteúdo social do seu fazer literário.

 

b) Por vezes, indignado, parece duvidar da existência de Deus, atrevido e audacioso falou na dor dos escravos e posicionou-se pela libertação dos mesmos.

 

c) “Senhor Deus dos desgraçados / Dizei-me vós, Senhor Deus ! / Se é loucura... se é verdade / Tanto horror perante os céus... / Ó mar ! por que não apagas / co´a esponja de tuas vagas / De teu manto este borrão ?... / Astros, noite ! tempestades ! / Rolai das imensidades ! / Varrei os mares, tufão !”.

 

d) A estrofe acima é um trecho, um texto que pode parecer agressivo, mas fala do absurdo da escravidão que durou em nossa Terra, mais de três séculos e marcou e ainda marca a sociedade brasileira. Esta parte está na poesia “Navio Negreiro” que trata dos horrores como eram trazidos do continente africano homens, mulheres velhos e crianças para o chamado Novo Mundo, as três Américas: Norte, Central e do Sul.

 

e) Um bom trabalho de pesquisa é você averiguar na web sobre a vida e a obra deste bardo acertadamente insatisfeito com a realidade opressora da Escravidão. Copie no seu caderno os principais dados biográficos e trechos de mais poesias de Castro Alves.

 

f) Como sempre, a orientação é, faça um levantamento das palavras que não conhece e veja no dicionário. Em seguida apresente trechos significativos dos textos poéticos. Você pode também, ao longo do trabalho, tecer alguns comentários sobre a iniqüidade da Escravidão.

 

g) O seu trabalho pode ser ilustrado com desenhos, fotos, colagens de navios negreiros, os mapas do Brasil e da África e mais o que a sua criatividade sugerir. Pode também acrescentar uma letra de música contemporânea que fale do assunto. E novamente cole a foto do cantor ou cantora.

 

h) Importante esclarecer que todos somos irmãos nacionais, brasileiros, um só povo e devemos respeitar as origens de cada um.

 

Nenhum comentário: