quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Gêneros Textuais Expositivos

 

Facebook Aula – 01,10,20 – T. 701 – LPT – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand –Duque de Caxias – Pilar –Cidade dos Meninos – RJ.

 

1) Gêneros Textuais  Expositivos: continuação...

 

a) Conferências ou Simpósios – Eis um bom exemplo de gêneros textos expositivos, visto que o conferencista inspira-se em anotações escritas ou um texto previamente memorizado.

 

b) Entrevistas – Gênero amplamente difundido nas mídias, a partir de um jornalista ou apresentador de TV ou comentarista. E o entrevistado é uma pessoa pública: político, jogador de futebol, artista etc.

 

c) Trabalhos acadêmicos, mas podem ser também trabalhos escolares no Curso Fundamental ou Ensino Médio, ou mesmo EJA – Educação de Jovens Adultos.

 

d) Enciclopédia – Antigamente tínhamos grandes Enciclopédias com vários volumes, hoje elas estão on line.

 

e) Verbetes de dicionários – São as definições, explicações e exemplos que encontramos nos mais diversos tipos de dicionários.

 

f) Textos Injuntivos – É também conhecido como Texto Instrucional, ou seja, é uma instrução, uma orientação. Indica uma ordem: o locutor ou emissor pretende explicar e influir o interlocutor ou receptor, em determinado assunto, na maioria dos casos usam os verbos no imperativo (que veremos mais adiante). Vejamos alguns exemplos de textos injuntivos:

 

g) Propaganda: Certamente a propaganda mais conhecida em todo o mundo é a frase: “Beba Coca Cola”. Observe que o verbo “beber” está no Modo imperativo, Ou seja, é uma ordem, uma dica, uma orientação.

 

h) Receita Culinária – É outro texto instrucional; note que a receita diz para a pessoa fazer assim, assado etc, sempre seguindo as propostas daquele ou daquela que inventou o prato de comida, o bolo, o doce, a sobremesa etc.

 

i) Bula de Remédio = Esta é bem específica, para se tratar bem da enfermidade, o paciente deve seguir as instruções do texto e a orientação médica.

 

j) Manual de Instruções – Por a pessoa compra um produto doméstico em uma loja, ele sempre vez com o manual de instruções, por exemplo, se for um liquidificador, o texto injuntivo como deve se proceder, a manutenção do objeto, cuidados no lavar e secar etc,

 

 

Nenhum comentário: