quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Textos Injuntivos

 

Facebook Aula – 01.10.20 – Folha Complementar - T.701 – LPT – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – RJ.

 

1) Mais Exemplos de Textos Injuntivos e Outros Tipos:

 

a) Prezado(a) aluno (a), por favor, toda a matéria deve ser copiada e guardada em seu caderno, quando voltarmos às aulas presenciais iremos fazer o visto. Se tiver dúvida de alguma palavra procure no dicionário. Qualquer dúvida pergunte no item comentário ou pode ser “inbox”. ´we importante fazer o “like” para marcar a sua presença. Obrigado !

 

b) Regulamento – É outro bom exemplo de um texto injuntivo. Quem mora em um prédio grande, ou condomínio, ou vila, geralmente existe uma instrução escrita e registrada em Cartório orientando os moradores quanto à manutenção das instalações e o bom andamento da vida diária.

 

c) Textos prescritivos – uma receita médica é um texto prescritivo, o médico está indicando como o tratamento deve ser feito para o fim da enfermidade e melhoria do paciente.

 

d) Publicidade – É um texto semelhante à Propaganda, um Anúncio segue a mesmo orientação, antigamente os anúncios eram chamados de “Reclame” ou seja, o veículo de comunicação “reclamava” a atenção do público para que ouvissem com cuidado ou assistissem na TV a peça de persuasão, isto é, aquela que iria falar do produto.

 

e) Textos Religiosos – Também são exemplos de mensagens injuntivas, pois, querem influenciar o leitor, o ouvinte ou telespectador.

 

f) Outros Gêneros Textuais – As conhecidas Anedotas ou Piadas de Salão são textos humorísticos, de entretenimento.

 

g) Um blog que é tipo um jornal ou uma revista revela bem textos vários. Por exemplo, nós temos um blog que reproduz publicações dos alunos e atualmente já conta com quase 8 mil visitas: http://gremioeassisc.blogspot.com/     se você quiser colaborar envie poesias e textos vários, os mais diversos para o nosso blog que é dedicado à Cultura, lembramos a todos que seguimos regras e os textos devem ser com boas palavras, respeitando pessoas e são publicados gratuitamente, ninguém recebe dinheiro por isso.

 

h) Reportagem – Texto muito usado em jornais, revistas e publicações on line. Pode ser de natureza política, esportiva, literária, econômica etc.

 

i) Charge – é um texto visual, uma imagem, também conhecida como cartum. Representa um desenho, muitas vezes de natureza irônica.

 

j) Cartas aos Leitores – Muitas vezes, grandes jornais ou revistas tem uma parte chamada editoria que é a dos Leitores e publica textos e trechos dos consumidores para sua defesa ou reclamações ou reivindicações.

Nenhum comentário: