quinta-feira, 29 de outubro de 2020

 

Facebook Aula29.10,20 – Turmas 601 e 602 – Port,Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias, Pilar – RJ.

 

1) Interpretação de Textos – Outra Fábula de Esopo: “A Águia atingida por uma flecha = No topo de uma rocha uma águia estava pousada à espreita de lebres. Então um homem arremessou uma flecha, e o projétil ficou encravado nela, guarnecido de plumas, pendia diante de seus olhos. “A vista disso, a águia exclamou: “Isto é para mim uma segunda aflição, ser morta pelas minhas próprias plumas.

 

“ Eis que o aguilhão da dor torna-se mais pungente quando se é derrotado por suas próprias armas”.

 

a) Em primeiro lugar faça um levantamento das palavras que você não conhece, procure no dicionário e anote os significados em seu caderno.

 

b) Podemos dizer que é um texto ecológico, que nos fala sobre a natureza, enquanto a Águia procurava uma lebre ou coelho, ela é atingida por uma flecha, atirada por um caçador. Geralmente os seres humanos caçam coelhos, lebres para comerem, a carne é um pouco parecida com a de galinha.

 

c) As plumas, as penas, normalmente protegem as aves, mas contra uma flecha é difícil esta proteção, então a ave diz que talvez morra, parece que ela não viu a flecha, pois, lamenta-se de suas plumas que a estavam ferindo.

 

d) O que a “moral da História” quer nos dizer, no segundo parágrafo é que, muitas vezes, nossas próprias armas podem ser transformadas em nossas dores. Desse modo, é muito importante refletir sobre o fato da pessoas ter armas em casa, que pode, eventualmente, prejudicar a família, atingindo acidentalmente um ou outro membro. Daí o lamento da águia.

 

e) Em muitos países é comum as pessoas se alimentarem de coelhos, mas no Brasil, isto não é corriqueiro e assim alguns restaurantes cobram caro os pratos de lebre.

 

f) Esta fábula também nos remete para aquelas pessoas que gostam de criar passarinhos na gaiola, não é uma prática correta e vez por outra vamos nos jornais a polícia florestal recolhendo e libertando aves até então presas em gaiola.

 

g) Faça uma redação, com um mínimo de 10 linhas, falando sobre a importância de mantermos livres e soltos os passarinhos, as aves em geral.

 

h) Copie tudo no seu caderno e guarde, quando voltarmos às aulas presenciais, faremos o visto.

Nenhum comentário: