quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Mais Gêneros Textuais.

 

Facebook Aula – 22;10,20 – Turma 701 – LPT – Letramento e Produção de Textos – Prof. Antonio Rocha -  EEAC – Assis Chateaubriand – Pilar – RJ.

 

1) Mais Gêneros textuais: são diversos os tipos de textos.

 

a) E-mail – É a forma tradicional de comunicação via internet. É preciso esclarecer que devemos escrever corretamente, alguns alunos ficam escrevendo mensagens em códigos, abreviaturas. Mas quando chegar em um trabalho, em uma empresa não vai poder escrever gírias, mas sim, descrever o pedido e o produto certos.

 

b) Declaração – É um documento muito usado em cartórios, para fins profissionais ou outro qualquer. Deve ser breve, explicativo sobre o que se deseja declarar.

 

c) Memorando – É um comunicado interno de uma empresa, por exemplo, o diretor faz um memorando aos seus funcionários solicitando que observem a data exata de entrada e não se atrasem muito.

 

d) Memento – É uma anotação, uma referência para se lembrar mais adiante de um assunto importante. Muito usado em reuniões de diretoria, em grande empresas,

 

e) Bilhete – Um recadinho, tipo lembrete, por exemplo, para se fazer compras no final da tarde, ao sair do trabalho. Observe que a civilização está montada no pilar da arte de escrever, para tudo temos algo a escrever.

 

f) Relatório – Um gerente em uma grande empresa, pode pedir a um determinado setor que faça um relatórios das atividades no período do mês anterior, visto que, algo não está confirmando os detalhes da chegada do material.

 

g) Requerimento – Por exemplo, o pai de um aluno faz um requerimento, solicitando à secretaria da escola que, faça um levantamento das faltas do filho quando esteve adoentado e faltou as aulas.

 

h) Ata – É um documento importante em uma associação, em um condomínio, para registrar as decisões tomadas pela diretoria. Os caminhos a seguir para a resolução de algum problema.

 

i)Cartaz – O comércio lança mão deste dispositivo muito comum, uma folha de cartolina colorida serve de base para se escrever o cartaz falando da promoção de determinado alimento.

 

j) Cartum, do inglês cartoon, é um desenho humorístico que apresenta uma crítica a uma decisão de uma autoridade. Geralmente é muito usado no jornalismo diário.

Nenhum comentário: