segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Intrpretação de Textos, mais uma Fábula

 

Facebook Aula – 26.10,20 – Turmas 601 e 602 – Port,Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) Interpretação de Textos – O Advinho – Fábula de Esopo:

 

a) Um adivinho, instalado na praça pública, ali ganhava a sua vida. Subitamente alguém chegou perto dele e comunicou-lhe que as portas da sua casa estavam arrombadas e que tinha sido carregado tudo que havia no seu interior. Fora de si, ele se levantou de um salto e, lamentando-se, correu para ver o que acontecera. Ao vê-lo, uma das pessoas que se encontravam perto exclamou: “Ó meu amigo ! tu, que te gabavas de prever os problemas dos outros, não conseguistes adivinhar os teus?”

 

Poder-se-ia aplicar esta fábula a certos indivíduos que administram negligentemente a sua própria vida, e que se intrometem em assuntos que não lhes dizem respeito.

 

b) O resumo da Fábula acima é aquela pessoa que se mete na vida de todo mundo e não cuida da sua.

 

c) Como das outras vezes, veja se tem alguma palavra que você não conhece e veja o significado no Dicionário.

 

d) Aí na sua região existe alguma figura típica que vive na praça local? Procure saber, faça um levantamento. Aproveite e faça uma reportagem com mais dois ou três colegas. Entreviste esta pessoa: o nome, onde mora, qual a atividade principal, peça para ele ou ela falar um pouco sobre os parentes etc. Use a criatividade. Será uma redação na forma de entrevista jornalística.

 

e) E você? A casa onde mora já foi assaltada? Ou então conhece alguém que já a residência furtada? Faça uma pesquisa do que foi roubado e qual o montante, isto é, o total do prejuízo.

 

f) A polícia foi informada do fato e fizeram o devido B.O, = Boletim de Ocorrências. Esta é a recomendação da delegacia, pois assim eles fazem a estatística da violência na região.

 

g) Você acredita em adivinhos? Pessoas tipo profetas que conseguem ver o futuro de outros? E em horóscopo? Astrologia você acredita? Que a partir dos astros no espaço podem influenciar a vida humana?

 

h) Na sua entrevista acima, inclua uma pesquisa sobre este tipo de profecias, adivinhações, horóscopos e afins. Veja na internet e descreva, defina cada uma dessas atividades citadas.

 

i) Copie no seu caderno, tente fazer a redação, a pesquisa e guarde, quando voltarmos às aulas presenciais farei o visto. Na sua redação você perguntar aos seus familiares se eles acreditam em profetas etc.

Nenhum comentário: