segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Interpretação de Textos.

 

Facebook Aula – 19,10,20 – T. 601 e 602 – Port,Lit. - Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – Baix.Flum. -  RJ.

 

1) Interpretação de Textos: “As Abelhas e Zeus” – Fábulas de Esopo:

 

a) “As abelhas, ciumentas do seu próprio mel em relação aos homens, foram até Zeus e rogaram-lhe que lhes concedesse força para ferirem, com os seus ferrões, aqueles que se aproximassem dos favos de mel para os saquear. Então Zeus, indignado com elas por causa dessa maldade, preparou-as para perderem o ferrão sempre que picassem alguém, e para serem, logo após, privadas da vida.

 

Esta fábula pode ser aplicada aos homens demasiado ciumentos que acabam por se prejudicar a si mesmos”.

 

b) inicialmente para se fazer uma boa interpretação de textos devemos ler e reler com muita atenção o texto indicado.

 

c) Em seguida marcarmos as palavras que não conhecemos, Se existir alguma é recomendável pesquisar no dicionário.

 

d) Zeus, como todos sabemos, é o Deus na Mitologia Grega, na antiguidade daquela civilização.

 

e) Esopo, como vimos certa feita, era o escravo que recolheu estas histórias populares, da Literatura Oral. Alguns dizem que Esopo nunca existiu, é outro mito, mas não é hora de entrarmos nesta discussão, a proposta é estudarmos formas de interpretar um texto.

 

f) Note que o enredo fala do ciúme, uma questão humana bem negativa, pois através dele, muitas pessoas até matam outras e prejudicam suas vidas e as de outros.

 

g) A lição a ser refletida é que o ciúme não é uma coisa boa, pois atrapalha, prejudica a vida de muita gente. Assim, o melhor é ultrapassar esta qualidade negativa.

 

h) Vemos também que a vida sempre faz um resultado de nossas ações. Se são boas ações, o resultado será bom, positivo, caso contrário, é possível que haja muito sofrimento.

 

i) Veja com atenção que muitas vezes, as perguntas que interferem na interpretação de textos, não são possíveis, deste modo, aquelas que são mais estranhas à história você deve descartar e só aproveitar as questões que são parecidas com a proposta da trama.

 

j) Copie tudo no seu caderno, nas próximas aulas iremos aprofundar o assunto. Cuide bem do seu caderno.

 

k) Além de Esopo, outros escritores se dedicaram ao tema das fábulas.

Nenhum comentário: