quinta-feira, 29 de outubro de 2020

 

Facebook Aula – 29,10,20 – Turma 701 – LPT – Letramento Prod. Textual – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – D. Caxias – RJ.

 

1) Vários Gêneros Textuais: Como estamos observando, a variedade é muito grande e assim vamos resumindo alguns mais conhecidos:

 

a) Procuração – É um documento que deve ser registrado em cartório, por exemplo, para a compra de uma casa. A pessoa faz um texto autorizando um procurador, normalmente advogado para levar adiante o projeto de compra do imóvel.

 

b) Atestado – Tem diversos tipos de atestado, pode ser atestado médico, atestado de residência, no primeiro caso para justificar, por exemplo, a ausência de um aluno da escola, e do outro caso, um atestado de residência, comprovando que a pessoa mora naquele local e vai solicitar algo no Cartório.

 

c) Circular – É feita nas grandes empresas. Quando um setor informa aos demais departamentos que determinado funcionário está passando em diversos pontos da firma para entrevistas pessoas, a pedido da diretoria para um fim específico.

 

d) Contrato – São variados os tipos de contrato, pode ser o contrato para a publicação de um livro, ou contrato para fazer a gravação de música, ou filmagem, ou realização de publicidade ec.

 

e) Textos folclóricos – Na área educativa. Num país muito grande como o nosso, temos vários regionalismos e assim danças folclóricas do sul é de um jeito, danças do nordeste de outro tipo, já as do centro-oeste idem.

 

f) Músicas regionais – A letra, o texto poético de cada canção se constitui em um texto que pode e deve ser estudado e pesquisado, vejamos: no Recife temos frevo, no Rio de Janeiro, temos samba, no interior de São Paulo temos a chama música sertaneja etc.

 

g) Cantigas de Roda – Existem vários discos e fitas e vídeos abrangendo as cantigas de roda em vários estados brasileiros que muito divertiam as crianças antigamente.

 

h) Textos Gospel – São as músicas cantadas nas igrejas evangélicas, abordando temas bíblicos. Cada letra é, em si, uma poesia, traz a sua mensagem.

 

i) Textos Empresariais – Podem ser anúncios ou falando da firma em si, ou recado procurando um novo empregado/funcionário, neste caso os chamados classificados e existem classificados de muitas tendências, por exemplo, vender um automóvel novo, produtos vários etc.

 

j) Copie todo os exercícios, deixe guardado no seu caderno. Como dever de casa tente pensar 5 tipos diferentes de textos empresariais.

Nenhum comentário: