quinta-feira, 8 de outubro de 2020

 

Facebook Aula – 08,10,20 – Turma 701 – LPT – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duq.  Caxias – Baixada Fluminense – RJ.

 

1) Outros Gêneros Textuais – Continuação:

 

a) Twitter – muito usado na atualidade da Internet, são poucas linhas onde as pessoas transmitem os seus recados, muito usado por autoridades e políticos. O público em geral também usa para os mais diversos fatores.

 

b) Instagram – geralmente esta rede social usa mais a imagem, fotos e desenhos. Comprova assim que uma paisagem, qualquer que seja ela é um texto, pois transmite uma mensagem que pode ser visual ou de outra natureza.

 

c) E-mail – o advento da web – a rede mundial dos computadores, trouxe o estilo E-mail para milhares se comunicarem, em todo o mundo. Eis os textos no campo da cibernética.

 

d) Nuvem – alguns textos no mundo da web são guardados hoje no que é chamado “nuvem” e pode ser lido virtualmente.

 

e) Whatsapp – idem acima, da mesma forma, outra rede social que utiliza textos, imagens e até voz, no caso temos então um texto falante/auditivo. Pode ser feito em qualquer lugar, na rua, no trabalho, em casa etc.

 

f) Declaração – é um documento público, onde uma pessoa alega determinada situação, por exemplo, um atestado médico. O profissional da medicina afirma que o paciente encontra-se em condições que requer repouso e cuidados.

 

g) Memorando – muito usado no ambito empresarial. É o comunicado ou pedido de um determinado setor, solicitando explicitamente algo para que o trabalho flua melhor. Vemos em todas estas situações a importância de se escrever bem, organizar as ideias e conseguir o resultado desejado.

 

h) Bilhete – Talvez seja a mais simples das comunicações. Pouquíssimas linhas informando ou avisando o que se quer.

 

i) Contrato – muito variado o termo, pode ser um contrato jurídico registrado em cartório, por exemplo, sobre a compra e venda de uma casa, ou de outro qualquer aspecto. Um contrato profissional temporário que pode ou não ser renovado ao final do prazo.

 

j) Circular – é uma comunicação interna que se usa nas Empresas, para esclarecer que um departamento está necessitando de algo, pode ser também a transferência de cargo de uma pessoa de um setor para outro.

 

k) Cartum – é um texto visual, semelhante a charge ou caricatura como se chamava antigamente, muito usado nos jornais e revistas.

Nenhum comentário: