domingo, 22 de novembro de 2009

Revista Conceitos

Ótima publicação da ADUFPB – Associação de Docentes da Universidade Federal da Paraíba, 166 páginas.

Neste nº 15, 2009, destacamos a matéria de capa com o talentoso xilogravador José Altino:

Nascido em 1946, na Cidade Baixa de João Pessoa (atualmente conhecida como Centro Histórico), José Altino vive e trabalha no Atelier Miramar. Nos anos 1960 residiu no Rio, tendo sido professor da importante Escolinha de Arte do Brasil, que formou gerações de gravadores, hoje conhecidos como gravuristas.

Depois Altino voltou à terra natal onde funda o seu ateliê, que funciona até hoje com cursos livres para alunos e professores das redes pública e particular.

Com várias exposições no exterior e em diversos estados brasileiros, ele têm prêmios reconhecendo o seu trabalho. Seu traço característico lembra aquelas antigas ilustrações dos folhetos de literatura de cordel. Seu tema preferido é sempre a ecologia, o amor pela natureza, a reverência aos pássaros e animais em geral.

Foram os jesuítas que trouxeram a arte da xilogravura para o Brasil e, o nordeste desenvolveu um estilo próprio, ao desenhar sobre a madeira (através de um instrumento metálico, corta-se, fura-se, escava-se) depois, é só imprimir com tinta em uma folha de papel.

www.adufpb.org.br

Nenhum comentário: