sábado, 20 de fevereiro de 2010

Jesus e a Questão dos Pobres

Parece que não tem jeito não. Em qualquer sistema econômico e político, em qualquer época, os pobres comprovam que as elites não querem ou não podem ou não lhes é permitido governar com equanimidade, com equilíbrio, de forma eqüitativa.

Vejam as sábias palavras de Jesus no Evangelho de Marcos, capítulo 14, versículo 7: “Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes”.

O contexto é econômico, desde o versículo 1, leia a Bíblia e o leitor constatará. Não estamos tomando um único versículo de forma isolada e fora de contexto. Pois ainda hoje, em nosso tempo bilhões são os pobres.

Mas, o que é trágico ao analisarmos as palavras de Cristo, é verificar que ele está certo: “sempre” os tendes. Ou seja, não tem solução porque a ganância humana, o apego não tem limites. E Jesus ainda recomenda uma caridadezinha vez por outra: “quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem”, ou seja, se os governantes “quisessem” ajudariam, mas eles não querem, não sabem, não podem ou não lhes é permitido.

Não estamos falando de comunismo, uma utopia religiosa que nunca existiu, em parte alguma. Não estamos falando dos socialismos, no plural, pois estes morreram nos anos 1990, com a Perestroika e a Glasnost. Estamos falando do que vigora atualmente, do vencedor Capitalismo e seus sinônimos: Liberalismo, Neoliberalismo, regime de mercado etc. Os vencedores não querem, não podem, não sabem ou não lhes é permitido solucionar a questão da pobreza.

O povo continua perdendo. Não tem escapatória. Em qualquer país do planeta existem pobres, mesmo nos países do chamado primeiro mundo, principalmente agora com esta crise econômica que continua em 2010, milhões de desempregados em todo o planeta.

Como disse, certa feita, um amigo. Estamos a caminho da barbárie. Oremos para que a barbárie não seja tão bárbara.

- Veja também nos Evangelhos de Mateus 26.6-13 e João 12.1-8. Utilizei a Bíblia, edição 1993, da Sociedade Bíblica do Brasil.

- Com a inestimável ajuda, recorro sempre, da Concordância Bíblica Exaustiva, 1990, editora Vida, (1510 páginas de maravilhosos ensinamentos).

Nenhum comentário: