segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Literatura e Sociedade na Bulgária - Primórdios

Em homenagem à nossa presidente eleita Dilma Roussef, transcrevemos um pouco do excelente capítulo sobre a Literatura e a Língua da Bulgária, país de origem dos pais de nossa eleita Chefe de Estado.

Fonte: História das Literaturas Universais, editorial Estampa, Lisboa, 1974.

“Os búlgaros residem na zona oriental do território ocupado pelos eslavos do sul e viveram, durante séculos, nas vizinhanças dos centros de poder dos grandes impérios bizantino e otomano, sofrendo portanto intensamente a sua influência.

“De entre todos os povos eslavos, o búlgaro é o povo que possui as tradições políticas e estatais mais antigas. No século VII, uma elite de origem turguemena – os chamados proto-búlgaros – unificou a população eslava, numericamente bastante forte, num sólido organismo estatal de tipo militar que, na sua rápida expansão, logo conseguiu ameaçar o império romano do Oriente. Com o andar dos tempos, esta aristocracia proto-búlgara misturou-se com a população local, que acabou por adotar o seu nome. Assim nasce o povo dos “búlgaros”. O processo de fusão é acelerado pela conversão ao cristianismo (Kan Boris foi batizado no ano de 864) e, por seu turno, a adesão à Igreja do Oriente reforçou a influência bizantina sobre o primeiro reino búlgaro.

“A assimilação da obra dos apóstolos eslavos elevou rapidamente a Bulgária a um alto nível cultural. Os discípulos de Cirilo e Metódio transmitiram aos búlgaros a linguagem literária culta da Igreja, que se revelou um instrumento de valor extraordinário para a rápida realização dos seus objetivos políticos, estatais e eclesiásticos. É a este conjunto de condições favoráveis que se deve o fato de a literatura búlgara antiga ter atingido, ainda no tempo do Czar Simeão (falecido em 927), o seu primeiro florescimento, a sua “idade de ouro”, desenvolvendo-se assim consideravelmente antes das outras literaturas eslavas.

“A língua popular que, desde o século XII, se estava a afastar progressivamente da língua escrita e que, na época do domínio turco começou a manifestar todas as características do “búlgaro moderno” mantém-se viva na poesia popular. Pela extraordinária riqueza do seu patrimônio de cantos, nela abundam sobretudo os cantos mitológicos (cantos de fadas e de dragões) e as canções épicas antigas.”

Nenhum comentário: