domingo, 8 de maio de 2011

Pare - Projeto Atenção e Relaxamento na Escola

DEFINIÇÃO – Atenção é um conjunto de técnicas respiratórias para desenvolver a concentração naquilo que se está fazendo, no que se está realizando no momento para não nos dispersarmos, consequentemente, aos poucos vai-se desenvolvendo o relaxamento físico, mental, emocional e também em outras áreas. Importante: são técnicas de repouso e não tem conotação religiosa, podendo ser praticadas por qualquer um.

JUSTIFICATIVA – O corre-corre da vida moderna e as múltiplas solicitações nos impelem à falta de atenção, com isto perdemos a concentração, temos a tendência de tentar fazer e pensar várias coisas ao mesmo tempo gerando cansaço, estresse, desgastes de energias as mais diversas, como foi citado acima. O trabalho passa a render pouco, pois a pessoa se sente como se estivesse sendo sugada. Com a chegada da concentração começa a acontecer um gradual relaxamento e melhor aproveitamento naquilo que se está fazendo, então o trabalho passa a render melhor.

METODOLOGIA – Consiste em oferecer aulas práticas e teóricas, com técnicas de Atenção e Relaxamento. A pessoa pode ficar sentada em uma cadeira, deitada em uma esteira ou tapete. Quando se senta no chão, encosta-se na parede. São 20 (vinte) minutos de atenção e relaxamento, no máximo meia-hora. A seguir há sempre uma “mesa-redonda”, onde os participantes fazem perguntas, depoimentos, vivências etc. Só utilizo a voz, não preciso de equipamento de som. Salvo se for um auditório, neste caso, um microfone. Cada aula dura no máximo 1 hora e, eventualmente, 1 hora e meia.

OFICINA – Começamos com um encontro de hora e meia. Depois, observando-se a receptividade, podemos fazer reciclagens de um dia. Solicitando sempre que os participantes escrevam relatórios sobre o que foi realizado. O nome PARE indica uma parada, uma reflexão, alguns momentos de pausa e descanso em atividade. A pessoa aprende a descansar estando em atividade.

PÚBLICO ALVO – Professores e demais servidores interessados, no âmbito do Estado. Mais adiante, em uma outra etapa podemos fazer com os alunos. A proposta é no sentido de que, colegas professores e servidores tenham melhores condições e qualidade de vida e de trabalho nas escolas. Nos cursos de Pedagogia é uma ferramenta para preparar o futuro docente a orientar a turma em sala de aula.

AUTOR – As aulas do PARE são ministradas pelo professor Antonio Carlos Pereira Borba Rocha (matrícula: 09607276), doutor e mestre em Ciência da Literatura formado pela UFRJ, 11 livros publicados e cerca de mil artigos dispersos em jornais, revistas e web. Pesquisador do tema há 40 anos, tendo já realizado conferências e similares em colégios, faculdades, escolas e afins. Sua pesquisa já o levou a Inglaterra, França, Portugal e Espanha.

BIBLIOGRAFIA – A bibliografia na área é extensa, em nossos encontros podemos indicar mais obras, citaremos apenas o livro do Dr. Herbert Benson, “A Resposta do Relaxamento, para se livrar do estresse e da hipertensão”, editora Record, 1995.  Benson é médico e professor da Universidade de Harvard, EUA, considerada a melhor do mundo, em recente listagem. antoniocpbr@ibest.com.br ;                 http://estudoliteraturas.blogspot.com


2 comentários:

Prof. Nelson de Paula Pereira disse...

Aonde são ministradas as aulas?

Prof. Nelson de Paula Pereira disse...

Aonde são ministradas as aulas?
nelsondepaula@yahoo.com.br