domingo, 8 de abril de 2012

O Professor e o Nembutsu*


O poeta budista japonês, Shinmin Sakamura, disse certa vez: “Quando eu era professor, um estudante levantou a mão na classe e falou o seguinte – “Eu venho à escola de trem como o senhor, mas logo que salto dele, eu sempre lhe sigo, porque o seu modo de caminhar é diferente dos outros. O senhor canta alguma coisa enquanto caminha?” Respondi que ele era um bom observador, pois eu de fato invoco o Nembutsu e o sutra enquanto caminho. Isso faz com que os meus passos sejam ritmados, e este ritmo espalha-se por todo o meu corpo, tornando o meu caminhar diferente dos outros. Eu fiquei satisfeito por ele ter notado isso. (...) As pessoas muitas vezes dizem que eu caminho como se estivesse voando – isso talvez aconteça devido à minha fé”.

O trecho acima está nas páginas 111 e 112, do ótimo livro “A Conquista da Felicidade”, de Kodo Matsunami, editora Teosófica, 1997. tradução do grande monge brasileiro Murillo Nunes de Azevedo.

Kodo é monge budista da linhagem Terra Pura (Jodo). Graduou-se pela Universidade Taisho, de Tóquio e fez pós-graduação na Universidade de Harvard. Durante muitos anos foi ministro residente do templo em Honolulu, Havaí. Hoje está aposentado.

O citado livro inclui comentários do Dhammapada, clássico da literatura budista.

- Hoje, 08/04, é o dia em que, no Mahayana, celebramos o Hanamatsuri – a festa das flores. Isto é o nascimento de Sidarta Gautama, o Buda.

(*) Nembutsu é a prática constante do mantra “Namo Amida Butsu = Eu me refugio no Buda Amida”.

- Hoje, 08/04/2012, é a Páscoa dos cristãos.

- Respeitosamente, saudamos budistas e cristãos.




Nenhum comentário: