sábado, 21 de julho de 2012

Romance Amazônico


Literatura e História

“Teatro Amazonas” é o mais novo livro de Rogel Samuel, consagrado ensaísta no âmbito da Teoria Literária, professor doutor aposentado da UFRJ, poeta e jornalista.

Desta feita ele enveredou pela área do romance histórico e saiu-se muito bem.

São 174 páginas com inúmeras informações, datas e uma riqueza impressionante de detalhes. Cada nome, cada personagem real nos remete a um manancial de vidas com os seus caminhos e descaminhos, alegrias e tristezas, vitórias, derrotas e vivências de cada um.

É literatura regional amazonense, mas também é literatura nacional e universal.

Sugiro à Secretaria de Educação do Estado do Amazonas recomendar a leitura deste importante livro aos alunos do Ensino Médio e Superior. As múltiplas leituras que podem surgir possibilitam margens às interfaces: “Literatura e História”, “Literatura e Geografia”, “Literatura e Política”, “Literatura e Cidades”, “Literatura e Arquitetura”, “Literatura e Turismo”, “Literatura e Economia” etc.

Se o referido órgão do governo amazônida já pensou no assunto, parabenizo. Fica também a sugestão para as demais secretarias munícipes daquele belo Estado, incluindo – claro – a capital.

Assim teremos trabalhos e pesquisas no Ensino Médio, monografias nas Graduações, dissertações nos Mestrados e teses nos Doutorados.

Alguns nomes são importantes na História Amazônica, outros na História do Brasil. Cada nome, cada vida, cada existência interagindo com inúmeros outros.

A Editora da Universidade Federal do Amazonas e também a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas acertaram em cheio com a publicação.

Um comentário:

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

obrigado pela sua leitura, caro Amigo,
vou reproduzir domingo