sábado, 27 de abril de 2013

Conto Ecológico




Uma Estória do bairro de Santa Teresa

Era uma vez, alguns maus engenheiros florestais que se sentiam muito importantes por terem estudado bastante nos livros sobre a sua profissão.  Eles não gostavam de ouvir os homens e mulheres que não tinham estudado o que eles estudaram, mas que sempre estudaram como plantar, ouvir a terra, o vento, o sol, a lua e o ar.

Havia uma grande árvore centenária, moradora de uma linda pracinha, que estavam sofrendo, a árvore e a pracinha, por abandono ou outro motivo, – já que existiam pensamentos contraditórios sobre a questão.

Certa feita, uma grande artista (atriz, doceira), sua vizinha, chamada Tânia Scher*, resolveu adotar a árvore.  Passou a plantar em torno da amendoeira, plantinhas para que ela ficasse mais feliz. Reparou que a terra já era muito sofrida e as plantas não cresciam. Tânia não tinha carro e era difícil trazer a terra, cuidar do local. Já idosa, depois de muito sofrimento, para ambas, a atriz veio a falecer. Todo o seu esforço não deu em nada. A árvore, logo depois, também morreu.

Os anos se passaram, moradores que também sofriam muito com a falta da árvore, começaram a cuidar do solo, para que pudesse receber, com carinho, uma nova muda de árvore, uma nova moradora, uma nova vizinha e que enfeitaria o charmoso Largo do França. 

Infelizmente, começou uma grande briga, devido ao ego e vaidade dos seres humanos, briga que se arrasta há anos, por causa da raiz da antiga e centenária árvore. 

Os maus engenheiros disseram que tinham que destocar as raízes da falecida.  As pessoas que estudam a Vida, de forma mais natural, disseram que se plantassem aipim, mamão, abóbora, café, taioba e outras plantinhas mais, como feijão e girassol, o solo se recuperaria inteiramente absorvendo os nutrientes da grande mãe raiz, que estando morta, renasceria adubando o solo.

Os anos correram e isso aconteceu. As plantinhas  cresceram, provando que aquele solo já está pronto para receber bela muda da Mata Atlântica.

Aguardamos felizes a nova moradora do reino vegetal. Seja bem-vinda futura vizinha ! ...

Heloisa Pires Ferreira e Antonio Carlos Rocha
Santa Teresa, RJ, 27/04/2013.

(*) Com este conto, queremos homenagear a memória de nossa querida Tânia Scher.

(**) Direitos autorais reservados.





Nenhum comentário: