sábado, 9 de agosto de 2014

Budismo Secreto



Mudras são Passes e Autopasses

No Caminho da Espiritualidade, aprendemos que os famosos mudras que vem do Oriente, do continente asiático, são passes e autopasses, são imposições de mãos.

Muitos utilizam os mudras como dança ou como coreografia, nada contra, mas a finalidade primordial que os mestres da antiguidade budista nos legaram são gestos carregados de Energia do Bem, Energia Búdica, Energia Purificadora.

Um bom estudo sobre o tema é o livro “Mudras – As Mãos como Símbolo do Cosmos”, de Ingrid Ramm-Bonwitt, editora Pensamento, 1987.

O Budismo Ocultista afirma que a Energia do Senhor Buddha Primordial = Adhibuddha se manifestava de diversas formas, no médium Sidarta Gautama e assim Ele pregava os Ensinamentos através de palavras e através de gestos, os mudras, os passes.

“Os adeptos do budismo esotérico são da opinião de que os ensinamentos secretos não podem ser transmitidos unicamente no plano da linguagem verbal, e sim com a ajuda de símbolos que se remetem ao inconsciente. O Lankavatara Sutra conta de muitos países (planos espirituais no plano invisível) nos quais os pensamentos de Buda eram tansmitidos de outras maneiras além da verbal. Através de movimentos das mãos, de sorrisos, espirros ou da tosse, os Budas tentam transmitir seus ensinamentos “de alma para alma”.

“O apego às palavras impede aquele que procura libertação de ver diretamente na alma (intuição) e realizar a natureza de Buda em si. (página 234).

A autora é iniciada e pesquisadora do Budismo Secreto, linhagem do Shingon japonês que utiliza o Tantra.

Certa feita eu estava em uma prática na IEVE* chamada FMC – Forças Mentais Criativas, no Templo do Mestre Bári (se não me falha a memória) e o chefe da sessão explicou que estávamos realizando um treinamento do Budismo da Alma.

- IEVE = Irmandade Espiritualista Verdade Eterna, fica na Praça da Bandeira, Rio de Janeiro.

- Gratidão Mestre Bari, mesmo que não tenha sido no seu Templo, a referência indica a nossa afinidade e amizade espiritual.


Nenhum comentário: