domingo, 23 de agosto de 2015

Letras em Língua Hindi



Literatura Hindi

Buda e Patanjali


O primeiro viveu no século VI antes da Era Comum, popularmente conhecida no Ocidente como antes de Cristo. O segundo, viveu no segundo século antes da Era Comum. São datas prováveis, aproximadas. Alguns até afirmam que eles não existiram, são frutos da imaginação popular.

Creio que existiram sim e uma boa forma de provar o primeiro são escavações arqueológicas e o segundo seus textos e comentários gramaticais. Lembrando que na antiguidade não havia separação entre Gramática e Teologia, tudo era Caminho Espiritual, Caminhos para um viver melhor.

O professor (budista) Sathya Narayan Goenka de Meditação  Vipássana tem um ótimo e longo artigo (28 páginas) com o título “A ioga vista sob a luz de Vipássana”, datado em 30/04/1990:


onde ele afirma que as duas propostas, a Meditação Vipássana de Buda e a ioga de Patanjali são sinônimas, são muito semelhantes.

Por um lado é preciso lembrar que Buda nasceu primeiro e assim, quando Patanjali nasceu, a Índia estava sob o ângulo cultural e filosófico do Darma (Doutrina) de Buda, que dominou aquele país ao longo de um milênio.

Goenka fala também que os textos clássicos: “Hatha Yoga Pradipika” e “Gheranda Samhita” são muito semelhantes nos propósitos de interiorização, meditação, concentração.

Citando Literatura em Língua Hindi, a histórica fonte de pesquisa do Budismo de Goenka, ele diz que os dois livros acima e mais “Os Aforismos de Patanjali” são “vani” do Buda, isto é, ensinamentos do Buda.

Nenhum comentário: