quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Voar em Versos



Frases que Voam

Antonio Carlos Rocha

O título me vem à mente a partir da ótima leitura do livro “Voos da Manhã”, de Maria de Lourdes Alba, editora Frutos, 2015.

Tenho a impressão, o impressionismo literário, expresso nos versos de Alba, que estou diante, já falei antes, de uma grande poetisa brasileira, com rasgos de Filósofa/Pensadora.
O termo rasgos é proposital, suas frases nos rasgam os horizontes alçando voos rumo a frases que encantam e nos fazem refletir sobre o cotidiano de cada um. Por vezes, sua poesia evoca lembranças que o Tempo já se foi e quem sabe habitam algum Templo nas alturas, na Arte da Poética.

É Pensadora da Vida que por bem ou por mal nos coloca na Roda da Vida, de que falava o Buda e nos tritura rumo a desapegos/compreensões/maturidade. Alegrias, sonhos, esperanças mis.

Temo a intuição, lendo seus textos que me permitem ver  situações familiares as mais diversas estampando, escancarando ora um pouco a Vida a dois, ora o que o cotidiano evidencia...

Desejos, Ah ! desejos !

E aqui me vejo nas estrofes de Maria de Lourdes contemplando sua coragem em original fazer poético, fazer literário através de Voos Matinais, são 70 produções textuais em poesia. Setenta voos.

Lembro que recentemente o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa retirou o acento circunflexo do vocábulo voo e assim observo que as duas letras “o” unidas, parecem o símbolo do infinito.

Assim, os sentimentos, momentos de Alba falam de nossas finitudes/atitudes/altitudes, de um talento poético eivado de sensibilidade, sensitividade proporcionando magníficas horas de boa leitura.

Nenhum comentário: