sábado, 11 de junho de 2016

Hermenêutica Espírita



Hermenêutica Xavieriana

Antonio Carlos Rocha*

Hermenêutica é a Ciência das Interpretações e assim vamos nos debruçar sobre importante obra de Francisco Cândido Xavier, considero-o um grande escritor brasileiro. O texto foi feito com a colaboração de diversos espíritos que, aos poucos iremos relatar.

O volume em questão chama-se “Abençoa Sempre”, vem com o timbre GEEM – Grupo Espírita Emmanuel, de São Bernardo do Campo, SP. São 110 páginas de grande importância para o que chamamos de HX – Hermenêutica Xavieriana, onde estudamos as obras de Chico como momentos sublimes da Literatura Brasileira, num estilo que podemos classificar como “parágrafos sálmicos”, textos de sabedoria que nos levam a refletir sobre o cotidiano e sua aplicabilidade para nos tornarmos mais felizes. Literatura Brasileira de temática Espírita.

O primeiro capítulo que serve de prefácio é o texto que nomeia o livro; Abençoa Sempre. Dividido em 10 itens, onde podemos ler um belo Decálogo Abençoa Sempre ou Mandamentos Abençoa Sempre.

1 – “Entre os sofrimentos e atritos da Terra, sejamos nós a bênção que alivia e consola”.

A frase Emmanuelina é uma Oração, no sentido gramatical, mas é também uma Prece no sentido espiritual. Um treinamento onde devemos nos aperfeiçoar diuturnamente.

Puxando para os estudos asiáticos, também conhecidos no Brasil, como Orientalistas, podemos dizer que o primeiro recado do livro soa como um mantra. Para ser repetido, aprendido, apreendido, vivenciado.

Lembrando que, quanto mais repetirmos, mais gravaremos em nosso coração e cérebro.




Nenhum comentário: