segunda-feira, 7 de outubro de 2019



O PROJETO
Março/Outubro - 2019 – nº 69 – Pilar –
Jornalzinho Artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Carlos Rocha.

PAE - Projeto Autoestima

A professora Rosana Marques conversou comigo no sentido de fazermos um Projeto para melhorar a Autoestima dos alunos, pois ela tem observado que muitos tem problemas de depressão, inseguranças e similares. Lembrando que, certa feita, li entrevista de um psicólogo onde ele dizia que são mais de duzentos tipos de depressão.

Ora, na qualidade de docentes decidimos assim criar o PAE – Projeto Autoestima que consiste em levar aos alunos mensagens positivas, construtivas em cada aula, abrindo o horário com uma reflexão ou pensamento benéfico.

Por outro lado vamos sugerir pequenos textos para conversas e debates. Vamos começar com o livro “O Poder do Subconsciente” que é um clássico da Literatura de Auto Ajuda e já vendeu mais de um milhão de exemplares só em nossa Língua Portuguesa, sem contar as outras.

Joseph Murphy (1898-1981), o consagrado autor irlandês, com mais de vinte livros é PhD em Filosofia pela University of Índia.

Tal iniciativa permite-nos falar em uma PPP – Pedagogia do Pensamento Positivo.

Sugestões do Autor:

“1) O tesouro está dentro de você. Olhe dentro de si à procura da resposta ao desejo de seu coração.

2) O grande segredo compartilhado pelos grandes homens de todas as épocas é a capacidade que possuem de entrar em contato com os poderes da mente subconsciente e libera-los. Você pode fazer o mesmo.

3) A mente subconsciente tem solução para todos os problemas. Se você, antes de dormir, lhe sugere: “Quero acordar às 6 horas”. Ela acordará na hora exata.

4) A mente subconsciente é a construtora de seu corpo, e pode muito ajuda-lo. Vá dormir todas as noites. Vá dormir todas as noites com a ideia de saúde perfeita e o subconsciente, como servidor fiel, obedecerá.
5) Todo pensamento é uma causa, e toda situação, um efeito.

6) Se quer escrever um livro, uma peça de teatro maravilhosa, fazer uma palestra melhor para a platéia, grave carinhosamente e com emoção esse projeto na mente subconsciente e ela responderá em conformidade.

7) Você é como o comandante na ponte do navio. Tem que dar as ordens certas, ou o navio pode naufragar. Da mesma maneira você tem que dar as ordens certas (pensamentos e imagens) ao subconsciente, que o controla e governa toda as experiências.

8) Jamais use expressões como “Não tenho recursos para comprar isso” ou “Não posso fazer isso”. A mente subconsciente pega-o na palavra. Providencia para que você não tenha dinheiro ou a capacidade de fazer o que quer. Afirme: “Posso fazer qualquer coisa boa graças ao poder de minha mente subconsciente”.

9) A Lei da Vida é a Lei da crença. A crença é um pensamento em sua mente. Não acredite em coisas que o prejudicarão e machucarão. Acredite no poder do subconsciente de ajuda-lo, inspira-lo, fortalece-lo e dar-lhe prosperidade. Segundo for a sua crença, assim será para você.

10) Mude os pensamentos e você muda seu destino.”

#############

*Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem no jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, ex-alunos, familiares, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Algumas imagens ou textos colhidos na web, são domínio público, tem sentido educativo. Se, por acaso, algum proprietário das imagens e/ou textos reclamar a origem, avise-nos que retiraremos . Agradecemos a todos (as).

* No início estas proposições podem parecer difíceis ou irreais de praticar, de treinar, mas como num exercício, num dever de casa, a pessoa vai se acostumando com o Pensamento Positivo e naturalmente ele vai crescendo em sua vida.

* Isto é Filosofia, Ciência da Mente, estudos que sendo aplicados nos mais diversos campos da vida moderna e também na Educação.

* Isso não é mágica, é uma Lei da Física: “Toda ação corresponde a uma reação”. Se você tem um bom pensamento ele vai se concretizar, mais cedo ou mais, se você tem um mau pensamento, da mesma forma.Mas o melhor – claro – é alimentar os bons sentimentos.


Nenhum comentário: