quinta-feira, 22 de outubro de 2020

 

Facebook Aula – 22,10,20 – T. 601 e 602 – Port/Lit. – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – RJ – Pilar – Baix. Flum.

 

1) Nova Interpretação de Textos -  O Abeto e a Sarça – Fábula de Esopo -

 

a) “O abeto e a sarça discutiam um com o outro. E o abeto gabava-se dizendo: “Eu sou bonito, esbelto e alto, e sirvo para a construção de navios e tetos dos templos, portanto, como ousas tu comparar-te comigo?” Então a sarça replicou: “Se tu te lembrasses dos machados e das serras que te corta, certamente preferirias tornar-te uma sarça”.

 

“Eis que não vale a pena orgulhar-se de sua glória na vida: pois, na verdade, a vida dos humildes é sem perigo”.

 

b) Este é um exemplo da Literatura Mitológica grega, mas que serve de exemplo para todo o mundo. O primeiro item é o aluno marcar todas as palavras que não conhece e procurar o significado no dicionário.

 

c) A história nos mostra duas árvores conversando. Uma é bem frondosa e a outra um simples arbusto.

 

d) A primeira frase do abeto mostra que ele é vaidoso, arrogante e procura intimidar a outra árvore com humilhações.

 

e) Se bem que a sarça, fala da vantagem de ter uma vida simples, mais pacata, sem muitas agitações. A qualidade ótima da madeira abeto faz com que as pessoas tenham interesse comercial na mesma, gerando aí a ganância.

 

f) Esta Fábula tem uma leitura bastante atual. Mostra o corte indiscriminado da floresta, acabando com o Ecossistema e a Ecologia. Quando temos muitas árvores o calor é menor, o ar se torna mais respirável.

 

g) Aproveite o momento e faça uma redação com 10 linhas sobre as queimadas na Amazônia e no Pantanal. Tais incêndios matam não só o verde, mas os animais, as aves e mais adiante pode provocar falta de água na região.

 

h) Anote tudo em seu caderno, para que ao voltarmos, possamos fazer o visto nestas atividades.

 

i) Duas árvores conversando faz parte da Mitologia, mas também é chamado de um “Conto maravilhoso”.

 

j) Tente fazer frases novas, diferentes do que você leu, a partir das palavras vistas no dicionário: abeto – sarça – esbelto – humildes.

 

k) Não se esqueça de marcar o like no Facebook Aula comprovando a sua presença.

Nenhum comentário: