quinta-feira, 27 de maio de 2021

 

EEAC – 27,05,21 – Turma 701 – Letramento de Língua Portuguesa – Prof. Antonio Rocha – Duque de Caxias – RJ – Pilar – Baixada Fluminense.

 

1) Narrativas - Diferentes Formas: pode abranger diversas qualidades de textos; uma piada, uma anedota, uma advinha, uma peça teatral, crônica esportiva, novela, radionovela, telenovela, fotonovela, conto, fábula etc.

 

2) Elementos importantes para uma boa narrativa:

 

a) Fato – O que se vai narrar ? Ex. A triste derrota do Brasil por 7 x 1 na Copa do Mundo do Rio de Janeiro, frente à Alemanha.

 

b) Tempo – Quando o fato aconteceu? Quando foi o ocorrido? Ex. O acima descrito, isto é, a derrota, foi num belo domingo ensolarado.

 

c) Lugar – O tal fato ocorreu aonde? Ex. Foi no famoso Estádio Maracanã.

 

d) Personagens – Quem participou? Ex. Foram as seleções do Brasil e da Alemanha. Todo mundo ligado na TV.

 

e) Causa – Qual o motivo que determinou a ocorrência? Ex. A seleção da Alemanha apresentou um futebol muito melhor, bem superior.

 

f) Modo – Como se deu o fato? Ex. A seleção brasileira não estava preparada, pensou que já era campeã.

 

g) Conseqüências – Como foi o desfecho? Ex. Todos foram unânimes em falar que o Brasil precisava melhorar o seu futebol.

 

h) Acima nós falamos em Crônica, no caso uma Crônica Esportiva, onde os analistas da partida comentaram quem foi o melhor jogador em campo, qual foi a grande chance que o Brasil perdeu etc. A crônica pode ser escrita, falada, televisada, filmada, virtual.

 

i) Piadas – Foram feitas inúmeras piadas no momento em que o Brasil perdeu, pois, todos pensavam que o Brasil seria o campeão.

 

- Procure escrever um comentário de 10 linhas, para a próxima aula, sobre este fato. É uma forma de mini redação. Mesmo que você não se lembre, ou não seja do seu interesse, há na internet informações sobre a época.

 

- Não esqueça de copiar no seu caderno. É muito importante guardar o seu material a ser trabalhado, estudado, pesquisado.

 

- Por favor, avise aos demais colegas ou empreste o caderno para os que não estão vendo as aulas on line.

 

Nenhum comentário: