quarta-feira, 5 de março de 2008

Poesia Bosquímana

autor: Nils-Aslak Valkeapää

Eles vêm a mim
E mostram livros
Livros de direito
Que eles mesmos escreveram
“Esta é a lei e ela também se aplica a você
Veja”

Mas eu não vejo irmão
Eu não vejo irmã
Eu não posso dizer nada
Eu só lhes mostro a tundra

Eu vejo nossas montanhas
Os lugares em que vivemos
E escuto a batida de meu coração
Tudo isso é meu lar
E eu o carrego
Dentro de mim
Em meu coração

Eu posso ouvi-lo
Quando eu fecho os olhos
Eu posso ouvi-lo

E eu posso ouvi-lo
Mesmo quando eu abro meus olhos

Mas eles continuam vindo e perguntando
Onde é seu lar

Eles vêm com papéis
E dizem
Isto não pertence a ninguém
Isto é terra do governo

Tudo pertence ao Estado

Eles trazem livros velhos e grossos
E dizem
Esta é a lei
Ela se aplica a você

O que devo dizer irmã?
O que devo dizer irmão?

Você sabe irmão
Você entende irmã.”

(in pág. 133, do excelente livro Minhas Memórias de África – uma viagem pelo caminho interior, de autoria do brasileiro Thomas Paul Bisinger. Edição do Autor, 2007, 176 páginas, dezenas de fotos coloridas e em preto/branco).

Nenhum comentário: