quarta-feira, 6 de maio de 2009

A Arte da Gravura

A artista plástica Heloisa Pires Ferreira, suas gravuras, sua vida dedicada à arte, ao longo dos últimos 50 anos, e seus bordados foram tema do mais recente número da importante revista acadêmica publicada pela USP – Universidade de São Paulo, trata-se da edição 48, março de 2009, Revista do Instituto de Estudos Brasileiros.

São 30 páginas e mais 20 fotografias coloridas de trabalhos da citada artista organizadas pelos professores doutores Leon Kossovitch e Mayra Laudanna.

Palavras chave: artes, estética, gravura, bordado, linguagem.

Resumo: Apresenta-se aqui, a obra e a linguagem de Heloisa Pires Ferreira a partir de suas gravuras e tecidos, assim como de diversas entrevistas concedidas pela artista.

A aluna da USP, Paula Galasso, em sua monografia, no final da graduação, enfocou a vida e a obra da referida artista.

Em 2003, o livro Convite à Filosofia, de Marilena Chauí, editora Ática, teve como capa uma gravura da artista. Na página 110, ao falar de Silogismo, o texto é ilustrado novamente com a gravura e a legenda: “Sol negro, de 1978, gravura de Heloisa Pires Ferreira que serve como exemplo visual de silogismo: o quadrado externo seria a premissa maior, e o círculo negro, a premissa menor. No centro, a conclusão”.

Um comentário:

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

POSSO POSTAR NO NOVO PORTAL?