sexta-feira, 4 de março de 2011

O Pensador do Pará

Leio hoje no Jornal do Brasil on line que ontem, faleceu o professor doutor Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará.

Todos os cursos que fiz na Faculdade de Letras da UFRJ, foram abençoados com os livros de Benedito José Viana da Costa Nunes.

Digo abençoado e é isso mesmo, especialista em Heidegger, escreveu com sabedoria sobre Teoria Literária, Estudos Literários, Literatura Brasileira e a sua cadeira específica, Filosofia, vários livros publicados.

Ele nasceu em 1929, Belém do Pará, estudou filosofia na França e foi titular emérito, na citada UFPA.

Um dos seus últimos livros, publicado em 2002, pela editora Jorge Zahar, um volume de bolso, 60 páginas com o título Heidegger & Ser e Tempo. Diz-nos o recém falecido mestre:

“Martin Heidegger (1889-1976), nascido na Alemanha, professor da Universidade de Freiburg im Brisgau e seu reitor de 1933 a 1934, é um dos raros filósofos modernos cuja obra apresenta singular crescimento póstumo: Heidegger morreu com as gavetas abarrotadas de inéditos, que começaram a ser editados a partir de 1978 – fato gerador de uma terceira fase da recepção de seu pensamento”.

Foi esta terceira fase, do parágrafo acima, que muito me ajudou a investigar a interface Heidegger e a Filosofia Asiática.

Portanto, budisticamente, nossas reverências ao grande escritor e ensaísta Benedito Nunes.

Nenhum comentário: