sábado, 21 de janeiro de 2012

Noventinhas

Neste ano, os dois completam 90 anos bem vividos: Partido Comunista Brasileiro (PCB, Partidão, Pecebão !) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Noventa anos bem sofridos, bem experientes. Cometeram falhas, mas quem não erra nessa vida?

Existe em nosso país, há décadas, infelizmente, uma comunofobia propalada aos quatro cantos pelo preconceito, e por isso os dois partidos vão crescendo bem lentamente.

Na minha geração, 1952, quem era inteligente, queria a paz no mundo e a melhoria de vida para os pobres era comunista. E assim desde criança, fui precoce, me tornei simpatizante e depois militante quando secundarista em Brasília.

Os dois partidos têm pontos em comum, e pontos divergentes. Respeito-os e admiro-os. Fui filiado ao primeiro e já votei várias vezes no segundo.

Existem outros partidos comunistas no Brasil que ainda não estão legalizados, reconheço que é difícil o povão aceitar, em função do preconceito.

Vejo hoje, o comunismo como uma utopia religiosa, por isso não deu certo. Socialismos existiram vários, comunismo em canto nenhum.

Esta crônica é em homenagem ao meu tio e camarada Manoel, desaparecido desde a repressão que se abateu a partir de 1964. Ele dormia dentro de uma banca de jornal em SP capital, foi baleado e depois não ouvimos falar mais dele. Que o seu Espírito descanse em paz.

Aos dois Pecebões, Pecebons os melhores votos de um feliz aniversário e um abraço bem camarada.

Parodiando o hino do Flamengo: Uma vez comuna, sempre comuna. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: