quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Agora é Ágora

SANTA ÁGORA
Carta eventual, Artesanal, Holística, dos residentes e amigos do bairro Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ, nº 01, Fevereiro de 2012, Ano 1.
http://estudoliteraturas.blogspot.com
antoniocpbr@ig.com.br

Editorial:           AGORA É ÁGORA

ANTONIO ROCHA*

Foi o nosso vizinho Hylton Sarcinelli, que no dia 27/12/2011, utilizou a expressão: “Aqui é a nossa Ágora”.

Estávamos reunidos nas Escadinhas de Santa Teresa, fizemos uma “mesa redonda” ao ar livre, cada um falava um pouco, fazia a sua reflexão sobre o acidente com o bonde, sobre os transportes coletivos que servem ao bairro, sobre os problemas de Santa Teresa.

Então falei que, em 27/11/2011, quando fizemos a procissão, o Reverendo Caetano, da Igreja Anglicana, tinha dito que ali, no local em que estávamos “era um anfiteatro natural”. A acústica é boa, e em dezembro, nem utilizamos carro de som, todos ouviam perfeitamente um ao outro.

Antonio Houaiss, em seu Dicionário, informa que a palavra “ágora” vem dos antigos gregos que, em praças públicas, discutiam, proclamavam, resolviam, encaminhavam os assuntos em assembléias do povo.

Essa é a proposta desse espontâneo boletim. Escreva, colabore, divulgue, contribua com críticas (decentes) e sugestões educativas, pedagógicas.

Queremos fazer um “arrastão do bem”. Uma “Ação dos Residentes Resistentes e Amigos de Santa Teresa = ARRAST, sem diretoria, sem burocracia.

Pensamos que quanto mais atividades em prol do bairro, melhor. E como já estamos em período carnavalesco, cumprimentamos igual antigamente:

“Saudamos a todos e, democraticamente, pedimos passagem”.

E para utilizarmos a frase dita lá na Itália, no acidente com o transatlântico, adaptamos: “Vada a Bordo, povo brasileiro”, “Vada a Bordo Residentes Resistentes e Amigos de Santa Teresa”.

Anote em sua agenda: o belo movimento “Marco 27” vai promover no mês de fevereiro uma lavagem e varredura nas escadarias da Ágora ou em outro local a ser combinado.

Saudações às demais agremiações do bairro: Amast, Camfast, outras associações de moradores das comunidades do entorno, citaremos os nomes de todas em nossas próximas edições; AmeSanta, Comerciantes, Lions, igrejas, religiões, blocos carnavalescos, escolas, colégios,

Estamos juntos !!!!!!!!

(*) Reside no bairro deste 1971, professor da Rede Estadual, com mestrado e doutorado, formado pela UFRJ.

Nenhum comentário: