segunda-feira, 27 de maio de 2013

Moradores de Santa




Moradores na Praça

Um pequeno grupo de moradores e amigos de Santa Teresa, o aprazível bairro carioca, está se reunindo todo domingo à tarde, às 16 horas para cuidar da Praça Odilo Costa Neto e plantar árvores, desde abril de 2013.

Até agora já foram plantadas: uma Jussara, que é uma palmeirinha; um pé de pitanga, um ipê rosa; outro ipê que não sabemos a cor; um pau Brasil, uma paineira, um pé de cacau; um cajueiro e três trepadeiras em flor.

O trabalho inicial foi recuperar o solo através de capina, afofar a terra e semear feijão preto, girassol e abóbora para recuperar o solo. À medida que os feijões vão florescendo retira-se alguns e começa o plantio, pois a terra já está pronta.

Essa técnica é praticada no Terrapia, que é um grupo de pessoas da FIOCRUZ, na UniRio e em outros locais.

O Cláudio e o Guilherme trouxeram terra boa, Lúcia trouxe varetas, Juarez e Teresa o arame para fazer uma proteção em torno das jovens árvores que foram plantadas pelo Hugo, na última sexta-feira: pau Brasil e ipê rosa. Registre-se que um(a) ilustre desconhecido(a) plantou a paineira há mais de dois meses. Registre-se também que o Paulo, porteiro do prédio em frente, está molhando o local.

É um bonito trabalho coletivo.

Sebastião, de 8 anos, plantou um ipê que ele ganhou no colégio há mais de dois anos. Rudi trouxe o cajueiro e a Ellen plantou. Sendo cantora lírica, quem sabe nos próximos encontros teremos uma bela apresentação. Tivemos até presença internacional: Jussara e Gabriel. Pablo e Thaís apoiando sempre. Nilce com a atividade que lhe é característica também dando a sua força. Sérgio ajudou a cavar. A mentora deste movimento foi a Clara que sempre ajuda a plantar.

Precisamente ontem, 26/05/13, foi uma tarde especial, quando plantamos a pitangueira e o cajueiro. Um dos presentes ao evento, lembrou que era o primeiro dia do Ano Novo Budista e assim, ecologicamente comemoraram o ano 2580.

Vamos proteger o Reino Vegetal, vamos adotar árvores, vamos cuidar das plantas. O Ecossistema agradece.

Nenhum comentário: