sábado, 31 de agosto de 2013

Bibliania



Evangeliania

É um neologismo. É uma proposta cidadã de ler, interpretar e praticar os Evangelhos e, por extensão a Bíblia, como uma obra de arte literária e como um manual de filosofia.

Neste contexto do século XXI, Evangeliania e cidadania são palavras sinônimas, lembrando que Evangelho é Boa Nova e precisamos construir algo bom, algo melhor para a sociedade brasileira onde a minoria privilegiada vem, há 513 anos, explorando os pobres, índios, negros e periféricos. Entram governos, saem governos e os PPPs – Pobres, Pretos e Periféricos continuam nas filas dos hospitais públicos, amassados nos transportes coletivos caros e ineficientes e na educação entregue ao descaso.

Sabemos que tudo isso é proposital. As elites não querem melhorias para o povão e a massa. É um verdadeiro holocausto econômico atualizado via o miserável salário mínimo, que se perpetua há mais de meio milênio.

Como os Evangelhos e a Bíblia têm uma presença cultural forte em nosso país, é a partir deles que, acreditamos, virá a libertação e equilíbrio social.

Evitamos os “ismos = seguidor de”, preferimos Evangeliania = vivência, cidadania, moradia – morar nos jardins dos Evangelhos, habitação – habitarmos em comunhão.

Evangeliania também é experiência mística, um modo de ser e estar no mundo, cidadãos cósmicos.

Praticamos ressurreição, reencarnação, revelação, releituras, renascimentos, iluminações (no sentido de natureza búdica), canalizações, filosofia oriente-ocidente. Respeitamos os que discordam.

Nenhum comentário: