segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Poesia Inspiradora



Poética dos Hinários


Ao longo de décadas fui coletando alguns hinários. Vejo-os como ótimos livros de poesia, com todo respeito aos hinaristas, aqueles que fizeram as composições hinárias ou hináricas.

Descobri também que os Hinários são brilhantes livros devocionais. Cada verso, cada estrofe nos remete a uma passagem da Bíblia, uma referência à denominação de cada um.

Adquiri o hábito de, com freqüência abrir ao acaso e ler a mensagem do dia, ou meditar no que diz determinada poesia, determinado Hino ou parte dele.

Por exemplo, tenho em mãos o Novo Cântico, publicado pela editora Cultura Cristã, da IPB – Igreja Presbiteriana do Brasil, 1994. São 400 hinos, 400 poesias, 400 obras de arte poética e literária. Podem ser lidos, cantados, recitados, meditados. Também podem ser contados, como se fossem experiências de conto em prosa. Cronicados, dialogados.

O hino 400-A, chama-se Ofertório: “Tudo vem de ti, Senhor,/E do que é teu te damos.Amém”.

Devocional: Salve Senhor, nossa oração, nesse instante, é reconhecer que as coisas boas vem de Ti. As coisas ruins também? Melhor dizer que o Senhor nos dá força para ultrapassarmos as coisas negativas. Com elas amadurecemos e evitamos não mais errar.

Ofertório: o maior deles é nossa vida dedicada a Ti, viver em Ti, respirar em Ti, dormir e acordar em Ti.

Gratidão Senhor.


Nenhum comentário: