sábado, 13 de dezembro de 2014

Arte de inventar palavras



Tempo de Neologismos

Antonio Rocha

A revista Língua Portuguesa, nº 108, out/2014, fala da criatividade brasileira na área da Criação de novas palavras, adaptando de tudo um pouco. Mistura de salada lingüística e molho gramatical abre possibilidades infinitas para novos termos, especificando o que for possível:

A tradicional “padaria” hoje convive com as Paneria, Panaria.

No caminho passe pela Queijaria. Sem esquecer, claro, de olhar a vitrine da Nhoqueria.

Novelaria pode ser uma boa livraria especializada em novelas, romances, contos, ficção.

Torteria, para saborear uma boa e suculenta torta.

No almoço recomendo a Picanharia. Se preferir algo mais leve pode ser a Omeletaria ou a Risotoria, Risoteria, Risotaria... a escolha do freguês...

Com este verão, use um pisante mais leve, belo par de chinelos se encontra na Chinelaria. Você pode caminhar mais um pouco e cortar o cabelo na Cabelaria. As digníssimas damas irão dar um asseio nas unhas... então procurem a Esmalteria mais próxima.

A criançada gosta mesmo é de curtir a Videogameria, ali perto da Hamburgueria. Depende do seu gosto, pode ser uma Tapiocaria. Frangaria, certo, é especializada em frangos, Galetaria o nome já diz tudo. Mas tem a Bolaria com ótimos bolinhos tanto doces como salgados.

No jantar você pode visitar a Comidaria, para os que apreciam vale também conhecer a Doçaria. Nessa praça de alimentação encontramos a Saladaria, Kiberia, Biscoitaria, uma verdadeira Banqueteria.

Não se esqueçam da Coxinharia mais badalada. Criançada também gosta de Picoleteria e tem os naturalistas que abriram recentemente a Liquiteria, ótima loja de Líquidos, sucos que alguns chamam de Sucaria. Tem gente que prefere a Esfiharia e até a Pimentaria, um pouco mais codimentada.

Um mimo a loja Bicharia, muitos produtos para o seu animal de estimação. Fica ao lado da Tomateria, concorrente da Tomataria, logo em frente tem a Brinquedaria e os pequenos vão se divertir ganhando presentes de lá.

A geração “teen = adolescentes” gosta mesmo é da Belezaria, pintar cabelos e pelos corporais nas mais diversas cores, depilando-os ou não.

Uma boa quitanda é agora uma Vendaria.

Agora, para programar suas festas de fim de ano, contrate a Baladaria, Baladeria... agências de eventos... Eventaria...

Nenhum comentário: