sábado, 12 de setembro de 2015

Crônica... o Tempo ...



Croniquei, do verbo cronicar ...

Antonio Carlos Rocha*

Cronicar é a Arte de fazer Crônicas, da qual sou aprendiz. Assim que o vocábulo surgiu na minha mente, corri ao Dicionário Aurélio Século XXI e constatei que o citado verbo não existia, ou seja, doravante, passa a existir.

Uma das minhas alegrias é criar Neologismos. Me valho dos dicionários para conferir a intuição e o ótimo livro “Breviário da Conjugação de Verbos”, de Otelo Reis, obra que me acompanha há décadas, desde os tempos da Graduação na antiga Avenida Chile,RJ, onde existia a Faculdade de Letras, da UFRJ, hoje no local, existem duas Torres imensas, uns 20 andares, imagino.

Recentemente, descobri em uma livraria a 55ª edição do citado volume, 2011, com o selo da editora Villa Rica, de BH, MG.

Consultei o Breviário, que tem 1219 verbos da Língua Portuguesa e não vi o “cronicar”, então deduzi ... é Neologismo mesmo. Está criado e recomendo aos dicionaristas incluí-lo em suas próximas edições.

Por gostar muito da Sociolingüística, enveredei pelos Caminhos da Gramática Literária, Ficcional, Cronical. Gramática enquanto Arte. O tal novo Acordo acabou com o trema, meu computador é antigo e ainda coloca os dois pontinhos sobre o “u”, gosto muito dos finados pontos ...

Confesso então meu lado KGB – Krônicas Gramaticaes Brasileiras, não esquecendo que admiro outro KGB – Kristós, Gandhi e Buda (Kristós em grego).

Já sei, vão me chamar de jurássico, por grafar gramaticais com “e” e crônica com K. Ora amigos, lembro o Tempo em grego, Kronos, implacável Deus que engole os filhos...

Gratidão à TI que aceita textos, não apenas noticiosos e comentarísticos ... (outro neologismo ? ) ...




Nenhum comentário: