terça-feira, 16 de maio de 2017

Narrações Nichiren



Nichiren – Plena Atenções de um Pequeno Pescador (Os passos iniciais do Grande Mestre Budista) 1 = cada semana um capítulo.

Antonio Carlos Rocha

- Olá, eu sou Zenitmaro, tenho 12 anos, venho de uma família muito pobre, de pescadores no Japão. Meu pai já havia falecido e minha mãe lutava com muita dificuldade para me manter. Morávamos em um casebre próximo à praia. Belo dia, em função do rigoroso clima do inverno percebi que ela estava muito fraca e doente.

- Me fale mais um pouco de você, rapaz – pediu o monge budista da linhagem Tendai.

- Quando ela faleceu eu chorei muito, fiquei só no mundo.  Foi muito triste assistir os funerais de minha mãe, feito ali pelos moradores da aldeia.

- Você teve sorte, uma boa alma te trouxe aqui.

- Foi um vizinho, ele é devoto do Bodhisatva Akasagarbha. Eu gostaria de aprender mais sobre estes seres.

- Fique tranqüilo, Zen Itimaro*, nós vamos te ensinar tudo o que sabemos. (*) Depois ficou conhecido como Nichiren.

- Obrigado !

- Sim filho, nós vamos adotá-lo já, vou na cidade falar com as autoridades. Nosso templo vai cuidar budisticamente de você.

- Mestre qual o nome do senhor?

- Eu sou o monge Douzen. Serei o seu responsável, sou o diretor do Templo.

- E agora, o que eu faço?

- Vou lhe arranjar uma pequena cela, será o seu quarto, o seu canto, perto dos meus aposentos. Aproveite para descansar um pouco, relaxar.

Nenhum comentário: