domingo, 7 de outubro de 2007

Dicas de Leitura

“Heidegger escreveu uma das obras mais volumosas da história da filosofia. Só uma pequena parte foi publicada durante a sua vida. Mesmo o seu livro mais famoso, Ser e tempo, é um fragmento nunca terminado, publicado em 1927 (...)

O próprio Heidegger concebeu a edição completa das suas obras, a Gesamtausgabe (GA). O projeto dessa edição, levado adiante pela editora Klostermann, de Frankfurt, prevê a publicação de 102 volumes, dos quais aproximadamente dois terços já foram lançados.

As linhas editoriais foram estabelecidas pelo próprio Heidegger. Não se trata de edição histórico-crítica, mas de uma “edição de última mão”, que deverá apresentar os textos tais como foram deixados pelo autor. A epígrafe da edição inteira, escrita por Heidegger poucos dias antes da sua morte: “Wege, nicht Werke” – “Caminhos, não obras” enfatiza o caráter não-sistemático, acontecencial e, por assim dizer, transicional do seu pensamento. Heidegger não desejava que os seus escritos fossem percebidos como recipientes de um dito fechado em si, mas como marcas que apontam um a-saber, como dicas de caminhos a seguir. É por isso que eles não devem ser vistos como obras, como resultados acabados de um ato de produção.


- Zeljko Loparic in “Heidegger”, Ed. Jorge Zahar, 2004, págs. 35 e 36.

Um comentário:

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

SEU BLOG ESTÁ CADA VEZ MELHOR, PARABÉNS, ROGEL SAMUEL