quinta-feira, 18 de outubro de 2007

"Teoria Literária: coleção de ciências"

A teoria literária reúne uma coleção de ciências que alguns tratam por “teoria da literatura”, outros de “teoria literária”. Esta distinção existe: “teoria literária” se diz da teoria que nasce da prática literária, da obra, da leitura; e a “teoria da literatura” vê a literatura como objeto do saber.

A primeira tarefa da teoria literária consiste em saber o que é literatura.

A teoria literária funda um tipo de atividade intelectual chamada crítica literária. Muitas vezes só conhecemos a crítica, da qual se depreende a teoria. Por exemplo: os estudos de psicanálise de Freud ou a crítica da economia política de Marx, apesar de não serem literários, influenciaram nossos estudos.

Que estuda a teoria literária? Ela quer saber o que é a literatura? Que textos? Que tipos, que gêneros existem? Como se faz a leitura? Como se recebe o texto? Como interpreta-lo? Quais os interesses ocultos do seu saber?


(trechos do Novo Manual de Teoria Literária, de Rogel Samuel, Editora Vozes, 2002. pág. 7. A obra já está na terceira edição. O autor foi muito feliz ao afirmar o que citamos no título. Este livro deriva de pesquisa nos Estados Unidos, França e, principalmente, Canadá, na University of British Columbia).

Nenhum comentário: