segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Terra di Poesia

“Desde há bastante tempo que nutro certa simpatia pelo povo cabo-verdiano. As imagens dos tempos de liceu, os colegas de faculdade, o conhecimento pessoal da colónia cabo-verdiana de New Jersey, terão contribuído para isso.

Contudo, quando visitei Cabo Verde pela primeira vez, fiquei encantado com o olhar sereno do homem da rua, a forma harmoniosa como aquela gente vive, a maneira delicada como recebem quem chega.

Durante perto de um mês pude constatar que raramente aquele povo eleva a voz. Passeei sozinho de dia e de noite em cidades como Mindelo ou em pequenas povoações como Santa Maria, parecendo-me que o banditismo, a segregação racial e a falta de respeito pelo semelhante não existem naquelas terras.

(...)

Quando comprei umas blusas para os meus filhos que traziam estampada a frase “Cabo Verde – terra di poesia”, pensei que, de facto, aquele povo tem o seu fascínio e aquela é uma terra de poesia”.

(o texto acima é de autoria de Luís Portela, médico e escritor português. Excelente cronista. Seus trabalhos são publicados em diversos jornais de Portugal. O trecho citado encontra-se no volume Para além da evolução tecnológica, Lisboa, Edições Asa, 1994, pág. 27, 28 e 29).

Nenhum comentário: