sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Santa Socialista

SANTA SOCIALISTA
Núcleo virtual de Santa Teresa, Rio, RJ.
PSB – Partido Socialista Brasileiro
Antonio Rocha* – Ano 1 – Ago/2011
antoniocpbr@gmail.com – número 1
Editorial:
2ª TERÇA DE CADA MÊS, 18 h

Este boletim nasceu na reunião de 09/08/11, na Câmara Municipal do Rio, quando o PSB-RJ, através de seu presidente, Deputado Federal Alexandre Cardoso deu início a uma série de palestras mensais para estudarmos e dialogarmos sobre Política, em suas mais diversas formas.
            Uma iniciativa importante, pois, o que mais se explora nas mídias em geral, é o lado negativo da Política e dos envolvidos na questão.
            Em rápidas e importantes palavras o deputado expôs, resumidamente, suas idéias: a necessidade da reforma política, contra a pena de morte, o voto em lista fechada, financiamento público das campanhas, fim da fidelidade partidária, pois a lista fechada resolve essa questão.
Quanto ao polêmico voto obrigatório declarou ser favorável à sua permanência, e justificou que, por exemplo, uma pessoa pode subornar os eleitores de um pequeno município e assim os que votarem estarão elegendo o tal que subornou ou quem ele indicar.
Em seguida o público participou dos debates. Registre-se, auditório lotado.

(*) Doutor e Mestre em Ciência da Literatura, formado pela UFRJ. Professor da Rede Estadual – RJ.



Crônica:
PS em Portugal

A recente vitória, mais uma, do PS – Partido Socialista, em Portugal, me fez lembrar de uma experiência marcante.

Aqui no Brasil ainda era ditadura. O navio deixou o porto de Tilbury, na Inglaterra, rumo à França. Cruzamos o Canal da Mancha. Um frio doido e um vento gélido. Era inverno. Saltei em Le Havre. Contatos me esperavam. Fui colocado em um trem rumo a Paris.

Na manhã seguinte, um outro trem deixou a capital francesa rumo à fronteira com a Espanha. No posto fronteiriço é efetuada a troca de trens. Em seguida, cruzamos a Espanha. Por fim... o dia estava clareando quando chegamos em território português, pós Revolução dos Cravos.

Eis a experiência marcante: o trem corria célere, o dia clareava, não me recordo o nome da cidadezinha, já faz tanto tempo. Mas lembro, inesquecivelmente lá longe, na campina, uma casa rosa e tremulando de uma janela no sobrado, a bandeira vermelha do Partido Socialista, do falecido e ilustre Mário Soares, presidente da Internacional Socialista.

Indescritível a felicidade que senti. E é por isso, entre outros motivos, que tenho um carinho muito grande pelo PS e pelos portugueses. = AR.
- o0o –

Participe deste boletim: Escreva, colabore com idéias e sugestões. Mas, observe o tamanho do boletim, no máximo 20 linhas. Mande notícias.

PSB com TI:
* TI significa Tempero Ideológico. Aliás, é bom frisar, quando alguém afirma que as ideologias de esquerda morreram isso é uma afirmação ideológica, geralmente com interesses de direita ou de geléia geral. Por isso, concordamos plenamente com o presidente do PSB-RJ quando fala da importância de terminarmos as coligações. A nosso ver são camisas de força. É preciso que cada partido mostre a que veio, evidencie suas características ideológicas e não jogando nem para lá, nem para cá. Caso contrário, não sairemos nunca desse oba oba vale qualquer coisa.

* Parabéns ao companheiro Eustáquio que ficou 10 anos em MG organizando o PSB em pequenas cidades do interior, trabalhando nas bases e agora está de volta ao Rio. Como ele bem afirmou no encontro de terça-feira, registrado acima; “Vamos para as ruas”. É isso aí camarada, vamos para as ruas fazer um belo trabalho de educação politizada das massas.

* História: Para quem não sabe, li alhures que, antigamente, o Hino do PS em Portugal era “A Internacional”, o mesmo Hino que os partidos comunistas cantam em todo o mundo. Sugiro ao PSB adotar esse mesmo Hino, ou então fazermos um concurso interno para a escolha de nossa identidade musical.

* Marchinha para ser cantada com a música “Você pensa que cachaça é água”: Você pensa que a Copa é nossa?/ A Copa não é nossa não/ a Copa é da burguesia/ Q´explora e ferra o povão”.

* Falando nisso, vamos fazer um movimento de contra-copa: esclarecer a população que tudo não passa de um circo. A fórmula que o antigo império romano descobriu: pão e circo para o povão, enquanto isso, todo mundo fica caladinho.

* Na referida terça-feira, tivemos a honrosa presença do ilustre ex-vereador Pedro Porfírio, do antigo PDT, do saudoso Leonel Brizola. Fala Porfírio, vamos porfiar esse trabalho educativo que estamos  literariamente, bloguisticamente desenvolvendo. (Obs.: quanto mais neologismos melhor, a Língua Portuguesa é prenhe de possibilidades neologísticas).

*Quem estranhou o termo “camarada” é só olhar o Dicionário Houaiss, um dos fundadores do PSB: “expressa sentimento de companheirismo, amizade, simpatia”. O termo surgiu em nossa língua no distante ano de 1610.

* Gostamos muito da palestra que o sociólogo fez na citada terça-feira. Bem abalizado, bem ponderado, uma ótima aula de cidadania. Em função do espaço, nos próximos nºs. iremos, aos poucos, citar os demais.

* Importante: nas recentes manifestações dos jovens nas praças de Espanha um cartaz me chamou a atenção: “Nossos sonhos não cabem em vossas urnas”. É preciso que nós do PSB pensemos nisso daqui para a frente. É preciso voltar a sonhar com a liberdade, igualdade e fraternidade. Que o S de socialismo seja também o S de sonho, de saúde, aqui empregado na forma holística: saúde física, mental, espiritual, financeira, sonhista etc.

* Santa Socialista é um núcleo virtual mensal, artesanal, alternativo, educativo.


Nenhum comentário: