domingo, 2 de junho de 2013

Sábado Ecológico




No próximo dia 8, sábado, realizaremos este evento na Unirio.
Começamos à beira mar, onde faremos uma celebração. A ideia e ser uma atividade teórico-cantante-dançante-brincante-naturante.
Trabalhando com monitores dos cursos de Música e Artes Cênicas, da Unirio, além de Ciências Ambientais e Pedagogia,
estou empolgada com esse movimento de estetizar, sensibilizar, corporificar as praticas pedagógicas, os espaços escolares.
Vamos ver o que conseguimos produzir...
Vocês terão o que dizer, palpitar, são bem vind@s sempre!!!
Por favor, reparem que há um folder e um texto em anexo, peço que divulguem.
Muitos beijos,
Léa
FINAflor – Infâncias da Natureza/UNIRIO
 FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL/RJ
8 de junho- sábado 

Carta Convite
 É com alegria que comunicamos a realização do FINAFlor, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental (GiTaKa) que, em sua 7ª edição, será realizado em horário integral, na UNIRIO, em parceria com o Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro (FPEI/RJ).

Começamos com uma celebração na Praia Vermelha, porta de entrada da Baía de Guanabara. Aí, neste local sagrado dos Tupinambá, povo ancestral que aqui vivia, faremos uma reverência ao sol, à vida, aos curumins de ontem e de hoje. Não esqueçam suas cangas!

Depois, uma mesa redonda, que tratará das relações entre seres humanos e natureza nos espaços escolares. Para esquentar o debate, enviamos, em anexo, um texto que foi elaborado com o objetivo de refletir sobre o tema, tendo como referência as definições legais apontadas nos artigos 4º, 6, 7º, 8º e 9º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI,2009),  em especial as que dizem respeito à necessidade de práticas educativas atentas à preservação da vida na Terra (art 9, XI); objetivo que exige novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta (Art.7º)

Na parte da tarde, o FINAflor assegura um espaço-tempo para que estudantes,  professores e equipes gestoras  apresentem painéis que retratem suas experiências de trabalho voltadas para a qualificação das relações dos humanos com a natureza.

Em coerência com segundo dos 3Rs Ecológicos, propomos que os Painéis (medida 0, 90 X 1,20m) sejam criados com material naturais ou reutilizados. Podem ser utilizadas fotos, imagens e devem conter : informações sobre objetivos da atividades; justificativa teórico-prática(importância da proposta para o contexto local e global); metodologia (como é desenvolvida a atividade);  resultados; perspectivas e propostas de continuidade.

Os interessados em apresentar painéis devem escrever para o email: inscricao.finaflor@gmail.com

Ao longo do dia, teremos brincadeiras e cantorias! Às 12:30, chorinho da Escola Portátil de Música! E também uma Feira de Trocas, atividade de exercício do desapego, que está em coerência com 2 dos 3Rs Ecológicos: Redução de Consumo e Reaproveitamento. Mais significativas que a Reciclagem (o terceiro R), os dois primeiros são as principais bandeiras de preservação da Terra. Pratique o desapego, passando um olho na casa e separando livros, CDs, DVDs, brinquedos, objetos que estiverem em bom estado e que você pouco utiliza! Participe! A troca é também uma atividade sustentável porque contribui para a tecitura de novas relações dos seres humanos entre si, na medida em que o ato de trocar pressupõe diálogo.

Ao final da tarde, acontecem as oficinas! Pedimos que fiquem atent@s:  em breve solicitaremos que tragam 
materiais para a confecção de instrumentos musicais e cartões de dia dos namorados.

Importante: o lanche é coletivo! Tragam frutas, guloseimas, bebidas e seus copos pessoais.

Será um prazer receber tod@s vocês!

FINAFlor-GiTaKa/UNIRIO
Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro (FPEI/RJ).


Nenhum comentário: