segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Literaturas Bíblica e Budista



Reis Magos do Oriente, Budistas?


Cremos que sim! A Bíblia é bem clara nesse item: “eis que vieram uns magos do Oriente” (Mateus 2:1). O texto sagrado não específica a quantidade, mas popularmente passou-se a considerar Três Reis Magos.

Em nossa interpretação, eram Lamas Budistas que estavam procurando o tulku (reencarnação de um Buda da antiguidade) Jesus.

Era uma comitiva de monges budistas, como os praticantes reverenciam o Buda, o Darma (doutrina) e a Sanga (ordem), talvez resida aí o detalhe do Três Reis. Essa é uma multimilenar antiqüíssima tradição. Eles são avisados pelos Espíritos que em tal lugar renasceu o Ser de Luz e assim seguem para lá.

Os recentes filmes sobre o Tibet e o Dalai Lama esclarecem bem esta prática.

Estudiosos sabem que 1 século antes de Jesus nascer já existiam missionários budistas pregando naquela região.

Estes “magos” vieram preparar os pais de Jesus para que, aos 13 o menino fosse estudar nos monastérios da Índia, Nepal e Tibet, ficou lá até os 30. Período em que a Bíblia não fala nada, dos 13 aos 30 anos.

Portanto, nossas reverências à equipe que veio do Oriente visitar Jesus.

Hoje, as pessoas chamam “Chá de bebê”, normalmente se faz, às vésperas do nascimento da criança, mas a Bíblia diz que os “magos” se perderam um pouco no caminho, digamos que foi um “Chá de Bebê Espiritual”, com o menino já nascido.

Outro detalhe: aprendi na Espanha que o Dia de Reis é uma importante data da Cristandade. As pessoas colocam três bonequinhos de pano nas janelas para os Reis Magos trazerem os presentes para as famílias e então há a troca comemorativa de presentes. Também serve para pedir que os Reis Magos abençoem e protejam o Lar onde estão os três bonequinhos de pano.

Nas padarias as pessoas compram pães e bolos com prendas indicando os presentes dos Reis. É uma ótima comemoração.

E a noite, em Madrid há um belo desfile de carros alegóricos trazendo simbolicamente presentes e boas vibrações para a capital e todo o país.

Em 2011, fazia um frio doido, mas lá estavam eu, minha filha e meu genro, em meio a multidão, presenciando a venerável festa.

Bem que os brasileiros podiam adotar essa festa religiosa, com pâes, bolos, prendas, bonequinhos nas janelas e o desfile de carros alegóricos.

O Dia dos Reis Magos é o ponto de união, na vida de Jesus, entre a sabedoria do Ocidente e do Oriente.

Reverências !


Nenhum comentário: