segunda-feira, 23 de novembro de 2020

 

Facebook Aula – 23,11,20 – Turmas 601 e 602 – Port.Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) Ortografando – Prezados Alunos, todo final de ano letivo, nós fazemos uma atividade que se chama “Ortografando”, trata-se de treinar com o estudantes, as diversas formas de Ortografia, que é a forma correta de escrever as palavras. Como estamos em tempo de Covid-19, iremos fazer algo parecido para marcar a data.

 

a) Na Ortografia nós estudamos: o alfabeto, as letras, os vocábulos homógrafos e homófonos, acentuação gráfica, emprego de algumas letras, abreviaturas e letras.

 

b) Vejamos algumas letras que, às vezes, podem confundir na pronúncia, mas na grafia é diferente: treinamento com as vogais “e”, “i”:

 

c) Arrepio – é aquela sensação na pele, quando a pessoa sente frio ou tem alguma emoção. Ex. - O vento fio entrava pela janela e a aluna ficou arrepiada.

 

d) Ortografando – faça agora com a palavra arrepio uma frase diferente. Use a criatividade.

 

e) Apear – saltar do ônibus, saltar do cavalo. Ex. - No endereço certo, ele apeou do ônibus e foi até a escola que ficava perto.

 

f) Na hora de copiar no caderno, preste bastante atenção, pois a tendência é a pessoa trocar a letra “e” pela letra “i” e vice-versa.

 

g) Treinamento – Inventividade: Invente agora uma frase com a palavra apear, diferente do exemplo citado.

 

h) Não copie as linhas de forma mecânica. Vá prestando atenção à medida que escreve.

 

 

i) Acordeão – é um instrumento musical, parecido com a sanfona. As bandas de forró utilizam muito. Ex. – Aquele grupo de forrò tinham três sanfoneiros que brilharam no baile.

 

j) Faça agora uma nova frase com a palavra acordeão. Por exemplo, perto da sua casa tem apresentações musicais com acordeonistas?

 

k) Anteontem – Ex. – Desde anteontem a temperatura tem estado fria. Uma frente fria está estacionada no Estado.

 

l) Faça um novo exemplo, com a conhecida palavra anteontem, que é uma medida de tempo.

Nenhum comentário: