segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Facebook Aula – 30.11.20 – Turmas 601 e 602 – Port.Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) Ortografando: A arte de escrever certo e pronunciar corretamente.

 

a) A letra “h” não representa nenhum fonema. Trata-se de um simples sinal gráfico. Vejamos algumas palavras com h:

 

b) Hediondo – algo terrível. Ex. – Vemos tristes notícias de crimes hediondos quando um marido mata a mulher ou vice e versa.

 

c) Herói – uma pessoa que merece destaque pelo que fez em vida. Ex – Sem sombra de dúvida, o herói contemporâneo foi Maradona, o jogador argentino que agradou torcidas em todo o mundo.

 

d) Hálito – o cheiro que vem da boca de uma pessoa. Ex. Para se ter um hálito puro e bem agradável é recomendável escovar bem os dentes, pelo menos três vezes por dia e evitar comidas gordurosas. O atual hábito da pandemia que consiste no uso de máscaras ajudou bastante na solução desse problema.

 

e) Honorário – é o pagamento que fazemos a um advogado quando termina a causa. Incluindo os custos do processo. Ex. – Os honorários daquele advogado são muito caros. Ele é bom, vence várias causas, mas os preços são altíssimos.

 

f) Harpa – é um instrumento de cordas que tem nas orquestras sinfônicas, geralmente usam nas músicas clássicas, mas podem também ser usadas em músicas populares. Ex, - É preciso muita habilidade e sensibilidade para tocar harpa e um completo domínio da música.

 

g) Holofote – Uma lâmpada muito forte usada nos teatros e nos prédios famosos ou monumentos públicos. Simbolicamente se diz que artistas e celebridades precisam de holofotes. Ex. – Mas os políticos em tempos de eleições também gostam muitos dos holofotes, gostam de aparecer nas mídias.

 

h) Não se esqueça de copiar tudo em seu caderno e guardá-lo com cuidado. Quando voltarmos às aulas presenciais, faremos o visto necessário. E não se esqueça de fazer o like marcando assim a sua presença on line.

 

i) Hérnia – é um problema de saúde, todos podem ser acometidos e nasce uma protuberância em determinada parte do corpo. Ex. – Por exemplo, uma hérnia de umbigo acontece depois dos 60 anos, quando uma pessoa, na juventude pegou muito peso, fez muito esforço, assim me disse um médico.

 

j) Hortelã – uma planta que faz bem a saúde. Ex. Acima nós falamos em hálito, muitos usam pastilhas de hortelã para melhorar o aroma.

 

Nenhum comentário: