quinta-feira, 26 de novembro de 2020

 

Facebook Aula – 26,11,20 – Turma 701 – LPT – L. e Produção Textual – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque Caxias – RJ.

 

1) Textos Descritivos – se ocupam em relatar a expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos, os quais descrevem ou apresentam imagens a partir de percepções sensoriais do locutor (emissor):

 

a) Vejamos alguns exemplos de gêneros textuais descritivos: Diário – houve uma época, nos anos 1950 que muitos alunos tinham um caderno de perguntas e respostas nas escolas, era como se entrevistassem os colegas. Isso evoluiu para o diário que vai narras as aventuras ao longo do dia. É por isso que muitos hoje tem as populares agendas até para marcar o horários dos compromissos.

 

b) Que tal você começar a fazer a partir de agora um diário anotando as coisas que lhe acontecem no decorrer do dia. E se você não quer identificar pessoas, pode escrever pseudônimos, que são nomes fictícios, inventados para ocultar uma ou mais pessoas.

 

c) Relatos – podem ser relatos históricos marcando as datas comemorativas, por exemplo, hoje é o Dia Nacional e Internacional de Ação de Graças ou Ações de Graça. Bom momento para você começar uma publicação relatando as suas bênçãos.

 

d) Relatos de Viagem – se nas férias você foi em uma outra cidade, na praia ou no campo, ou uma temporada na montanha em um fazenda. É sempre bom registrar tudo isso e hoje com o recurso das fotografias, dos celulares fica bem mais fácil.

 

e) Biografia – Suponhamos que tenha alguma pessoa que você admira muito, um artista, um escritor etc, você pode e deve escrever a biografia dele, você e pode fazer as pesquisas e anotações e depois colocar em seu caderno. Recomendamos sempre guardar com cuidado o seu caderno, pois ele vai marcando a vida.

 

f) Autobiografia – suponhamos que a sua existência seja bem interessante, o seu modo de viver seja bem diferente, por exemplo, pratica algum esporte de forma semi-profissional, então você pode contar tudo isso, você pode descrever a sua história para nós, os leitores. Também pode ser tema de uma pequena redação.

 

g) Notícia – Esta forma de texto está mais para o gênero jornalístico. Por exemplo, a inauguração de uma grande caixa de água em seu bairro, ou um reservatório da Cedae, uma estação elevatório. Eis uma boa notícia que é de interesse geral e você pode a partir daí revelar a notícia.

 

h) Currículo – importantíssimo, quando você vai em uma loja ou empresa solicitar emprego, ele pedem algo escrito contando quem é você.

Nenhum comentário: